O que é Medicina Baseada em Evidências?

As palavras baseada em evidências são usadas para descrever muitas coisas na medicina, na saúde e além destas. Medicina Baseada em Evidências (MBE), prática baseada em evidências, política baseada em evidências e, em uma parte diferente da sociedade, trabalho social baseado em evidências e educação baseada em evidências.

Os princípios subjacentes são os mesmos. O conceito é assegurar que, quando as decisões são tomadas, elas sejam tomadas com base nas evidências científicas mais atualizadas, sólidas, confiáveis. No caso da medicina ou da saúde, estas são as decisões sobre o cuidado de pacientes individuais.

""

Qual é a melhor decisão?

Medicina Baseada em Evidências: uma definição

Uma simples definição de 1996 é:

A medicina baseada em evidências é o uso consciente, explícito e criterioso das melhores evidências atuais na tomada de decisões sobre o cuidado individual dos pacientes [1].

Todas as partes desta sentença são importantes. Considere as palavras por si próprias:

Que tipo de evidência estamos procurando? As melhores evidências existentes. Não são evidências perfeitas, mas simplesmente as melhores que existem. Mas não evidências antigas ou desatualizadas; precisamos encontrar evidências modernas, evidências atualizadas.

Como isto deve ser feito? De uma forma consciente, explícita e criteriosa. Mais uma vez, as palavras são importantes.

  • Consciente: sendo cuidadoso e minucioso no que você faz
  • Explícita: sendo franco, aberto, claro e transparente
  • Criteriosa: usando bom julgamento e bom senso

Prática Clinica Baseada em Evidências

Se você vai praticar desta forma, você tem que ser capaz de encontrar evidências provenientes de estudos científicos que são relevantes para seus pacientes. Você então tem que entender esses estudos e ser capaz de avaliá-los (nem todos os estudos serão relevantes para seu paciente e, mesmo que sejam, podem não ser bons estudos). E, finalmente, você tem que aplicar esses resultados ao tomar decisões sobre seu paciente. Isto significa poder integrar as evidências com as necessidades pessoais de seus pacientes, seus valores e crenças e seus desejos.

Desta forma, uma definição alternativa para Prática Clínica Baseada em Evidências seria:

o uso consciente, explícito e criterioso das melhores evidências atuais para ajudar pacientes individuais a tomar decisões sobre seus cuidados à luz de seus valores e crenças pessoais

""

Você está fazendo as perguntas certas?

MBE em situações de prática real

Se a MBE é sobre a utilização das melhores informações para tomar decisões, como ela é realmente praticada? Trata-se de fazer as perguntas certas e usar as melhores evidências de pesquisa para responder a essas perguntas. Às vezes, quando um paciente tem uma condição muito rara ou incomum, há muito pouca informação de alta qualidade a ser encontrada. Para fazer o melhor pelo paciente, talvez seja necessário contar com um bom entendimento da anatomia, fisiologia e patologia e descobrir o que é melhor a partir dos primeiros princípios. Em outros momentos, você conta com a experiência de colegas mais velhos e mais sábios.

Às vezes há centenas de estudos clínicos envolvendo centenas, ou mesmo milhares de pacientes, e todos esses estudos têm resultados semelhantes. Isso torna relativamente fácil aconselhar o paciente sobre os benefícios do tratamento. Por outro lado, e se os resultados de diferentes estudos forem conflitantes? Ou os estudos não olharam para o tipo de paciente que você está tratando.

A medicina baseada em evidências faz uso das melhores informações disponíveis para responder a perguntas na prática clínica. As perguntas podem ser simples: beber chá reduz sua pressão arterial? Ou complexas: qual é o melhor tratamento para melhorar a visão de pacientes diabéticos idosos com degeneração macular? Os princípios da MBE permitem encontrar e avaliar as informações disponíveis, avaliar sua confiabilidade e decidir se você pode aplicar os resultados a seus pacientes.
A MBE é demorada e difícil? Não, não precisa ser. Há muitos recursos em MBE onde muito do trabalho foi feito para você. O mais importante é que você compreenda a filosofia subjacente à MBE e esteja engajado nela. Você pode se fazer esta pergunta: quando eu sou um paciente, eu quero me beneficiar das melhores evidências atuais, aplicadas de forma consciente, explícita ou judiciosa? Ou será que quero algo menos?

 

Ask for Evidence

Somos parceiros da campanha Ask for Evidence. O objetivo da campanha é desmascarar as alegações de saúde que você vê todos os dias e questionar se elas são baseadas em evidências confiáveis e rigor científico. Clique no botão abaixo para saber mais!

Ask for evidence logo which links to blog on S4BE website "Stand up for science and Ask for Evidence"

Links

  1. David Sackett, William Rosenberg, Muir Gray, Brian Haynes & Scott Richardson. Evidence based medicine: what it is and what it isn’t [internet]. BMJ; 13 January 1996 [cited 23 May 2013].
  2. Imogen Evans, Hazel Thornton & Iain Chalmers. Testing Treatments: Better research for better healthcare [Internet]. Testing Treatment Interactive; 2010 [cited 07 July 2015].

Gostaria de produzir para o nosso blog?

Inscreva-se para se tornar um Colaborador para o blog