Blog de inauguração

Publicado por 15 de Julho de 2021 em

Uncategorised

É com grande entusiasmo e alegria que hoje lançamos nosso blog Estudantes para Melhores Evidências (EME), iniciativa organizada pelo Centro Afiliado Cochrane Brazil Rio de Janeiro, Cochrane Brazil e pela Cochrane. Trata-se de um blog em língua portuguesa sobre Saúde Baseada em Evidências feito por estudantes, para estudantes. O objetivo do grupo é fornecer um ambiente virtual para disseminar informações, assim como promover uma plataforma para encorajar o networking entre os estudantes e profissionais da saúde interessados em Saúde Baseada em Evidências.

“Somos uma comunidade por estudantes, para estudantes. Nosso objetivo é reunir recursos em Saúde Baseada em Evidências em um espaço interativo e acreditamos que seremos capazes de inspirar estudantes de países de língua portuguesa de todo mundo a aprender e disseminar a prática clínica baseada em evidências” afirma o Comitê Organizador, inicialmente composto por estudantes do Centro Universitário Arthur Sá Earp (UNIFASE) – instituição sede do Centro Afiliado Cochrane Brazil Rio de Janeiro – e da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), as duas instituições acadêmicas que lideram esta iniciativa.

Os idealizadores e o Comitê Organizador do EME acreditam na filosofia de que o uso das melhores evidências disponíveis na prática clínica impacta diretamente a qualidade do tratamento oferecido aos pacientes. “Nós realmente acreditamos que o sucesso da prática clínica baseada em evidências no futuro passa pelo engajamento e treinamento de gerações de estudantes da área da saúde na filosofia de usar as melhores evidências disponíveis para apoiar a tomada de decisões clínicas, assim como entender e ajudar a superar os desafios de produção e disseminação de evidências que enfrentamos atualmente”, afirma o Professor Luis Eduardo Fontes, Diretor do Centro Afiliado Cochrane Brazil Rio de Janeiro.

O EME busca oferecer ferramentas e informações para capacitar os estudantes a interpretar as evidências de forma crítica. Além da disseminação de importantes evidências recentes ou evidências já existentes relevantes para a comunidade, buscamos fornecer um ambiente interativo e frutífero para novos projetos e parcerias.

De alunos em idade escolar aos estudantes de pós-graduação, o EME está aberto a novos colaboradores interessados em produzir postagens para o blog e em novos aprendizados. Se você gostaria de se tornar um colaborador do EME, entre em contato conosco via eme.cochrane@gmail.com.

Acompanhe nossas redes sociais em:

Instagram: @eme.cochrane
Twitter: @EmeCochrane
Facebook: https://www.facebook.com/eme.cochrane/

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.