Ecossistema de evidências em saúde

Publicado por 30 de Junho de 2023 em

Uncategorised

Introdução 

A tomada de decisão baseada em evidências considera a utilização de resultados de pesquisas científicas como parte integrante de uma boa prática de cuidados em saúde [1]. Seu objetivo é minimizar a probabilidade de erros nas escolhas individuais ou populacionais e considerando as evidências científicas disponíveis no momento [2]. 

O uso de evidências científicas tem impacto positivo sobre o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, podendo fortalecer os sistemas de saúde e aumentar a eficiência das tomadas de decisão, trazendo assim benefícios à população [3].  

O grande desafio tem sido difundir o conhecimento adquirido nas pesquisas de qualidade para os profissionais em geral, e assim torná-lo um benefício acessível a todos [1].  

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que suas recomendações eram produzidas sem a utilização de evidências científicas de forma sistemática e transparente. Este reconhecimento favoreceu iniciativas internacionais para integrar pesquisa científica e políticas públicas, por meio de uma rede de políticas informadas por evidências (PIE) [2-8].  

 

Definição 

Considerando o cenário apresentado, tem sido estabelecida uma nova abordagem que descreve as interações, sobreposições, lacunas e diferenças nos critérios de tomada de decisão entre diferentes atores do sistema de saúde como parte de uma ampla estrutura unificadora: o ecossistema de evidências – sendo chamado de teoria de tudo [9]. Pesquisadores têm envidado esforços para apontar caminhos futuros para o ecossistema de evidências a fim de promover o uso de evidências na tomada de decisão clínica, política e de gestão em saúde [10]. 

O termo ecossistema de evidências consiste em  um conjunto de interações entre atores no processo decisório em saúde, mas que ainda tem sido abordado de diferentes formas no Brasil e no mundo e ainda não há um consenso sobre sua definição. 

 

Exemplos de ecossistemas de evidências 

Algumas experiências internacionais apontam para a necessidade de ampliar as aplicações de ecossistemas de evidências em saúde. Por meio da criação de uma plataforma digital para um ecossistema de evidências, a iniciativa MAGIC propõe um aplicativo para promover maior fluidez das evidências científicas, desde a sua geração até sua aplicação na tomada de decisão, seja a nível individual, como em diretrizes clínicas para uma condição em saúde específica, ou coletivo, por meio de um programa ou política pública [11].  

Na África do Sul existe um ecossistema de evidências muito experiente, composto por atores que: valorizam a tomada de decisão informada por evidências, produtores e apoiadores do uso de métodos de revisões sistemáticas para responder à tomada de decisão para políticas de saúde, criadores e líderes no desenvolvimento de capacidades institucionais para tomada de decisão informada por evidências, atores de redes para evidências e “criadores de relações”, intermediários de evidências que transitam entre pesquisadores, gestores em saúde, comunicadores e sociedade civil, considerando diferentes tipos de evidências.  [12].  

 

Assim, este texto trouxe para conhecimento e discussão o termo ecossistema de evidências que, apesar de ainda possuir definições variadas, começa a ser delineado como uma proposta para nortear o conjunto de ações e conhecimentos que já foi construído, que estamos aprimorando, como também as inovações que estão por vir no cenário de evidências em saúde.  

 

Autores: Daniela Rêgo, Lauro Rodolpho Soares Lopes, Roberta Borges Silva. Alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Citar como: Rêgo DF, Lopes LRS, Silva RB. Ecossistemas de evidências.  Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em: [adicionar dia, mês e ano de acesso].     

 

 

Referências 

  1. Galvão CM. A prática baseada em evidências: uma contribuição para a melhoria da assistência de enfermagem perioperatória.[tese Doutorado em Enfermagem].RibeirãoPreto(SP): Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2002. 
  2. Oliveira SMVL, Bento AL, Valdes G, Oliveira STP, Souza AS, Barreto JOM. Institucionalização das políticas informadas por evidências no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2020;44:e165. https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.165 
  3. European comission. Evidence-Informed Policy Making. Last Updated: 7 July2021.Disponível em: https://knowledge4policy.ec.europa.eu/evidence-informed-policy-making/about_en. Acessado em: 15 maio de 2023. 
  4. OECD. Governing better through evidence-informed policy making. Paris, 2017. Disponível em: https://www.oecd.org/gov/governing-better-through-evidence-informed-policy-making.htm. Acessado em: 15 maio de 2023. 
  5. Coalizão brasileira pelas evidências. Disponível em:https://coalizaopelasevidencias.org.br/. Acessado em: 15 maio de 2023. 
  6. World health organization. Evidence, policy, impact. WHO guide for evidence-informed decision-making. Geneva: World Health Organization, 2021.  
  7. Rede Evipnet brasil. Histórico. Sobre a rede. Disponível em: https://brasil.evipnet.org/historico/. Acessado em: 15 maio de 2023. 
  8. Comissão global de evidências para responder aos desafios sociais. 4.14 características de uma ideal infraestrutura nacional de evidências. in: comissão global de evidências para responder aos desafios sociais. O relatório da Comissão de Evidências: um chamado para a ação e caminho a seguir para tomadores de decisão, intermediários de evidências e produtores de evidências orientadas para o impacto. Hamilton: McMaster Health Forum 2022: 69-71. Disponível em: https://www.mcmasterforum.org/networks/evidence-commission/report/portuguese. Acessado em: 15 maio de 2023. 
  9. Schünemann HJ et al. The ecosystem of health decision making: from fragmentation to synergy. Lancet Public Health 2002;7(4):e378-e390. doi:10.1016/S2468-2667(22)00057-3.10. 
  10. BOUTRON, I. et al. Future of evidence ecosystem series: 1. Introduction Evidence synthesis ecosystem needs dramatic change. J. Clin. Epidemiol., v. 123, p. 135-142, July 2020. doi: 10.1016/j.jclinepi.2020.01.024. 
  11. Vandvik PO, Brandt L. Future of Evidence Ecosystem Series: Evidence ecosystems and learning health systems: why bother?. J Clin Epidemiol. 2020;123:166-170. doi:10.1016/j.jclinepi.2020.02.008.  
  12. Stewart, R., Dayal H, Langer L. et al. The evidence ecosystem in South Africa: growing resilience and institutionalization of evidence use. Palgrave Commun.2019;5:90. Disponível em. https://doi.org/10.1057/s41599-019-0303-0. Acessado em: 15 maio de 2023 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.