MedQuizzes: banco de questões baseadas em evidências para alunos de graduação da saúde.
Publicado por 29 de Maio de 2024 em Estudantes para Melhores Evidências
Contexto
O Massachusetts Institute of Technology (MIT), desenvolveu a Aprendizagem Ativa Ativada por Tecnologia (Technology Enabled Active Learning – TEAL), um método de aprendizagem ativa apoiado pela tecnologia para facilitar o aprendizado, especialmente em ciências.
Um estudo realizado na National Chung Cheng University (CCU), em Taiwan, comparou o desempenho dos alunos no TEAL com um grupo controle de sala de aula tradicional. No primeiro semestre, ambos os grupos tiveram ganhos semelhantes (6,43% versus 6,34%), mas, no segundo semestre, o grupo TEAL teve um ganho significativamente maior (18,09% versus 11,20%) [1].
Uma pesquisa conduzida na Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) observou que 100% dos estudantes da graduação concordaram que questões de múltipla escolha são ferramentas importantes para o aprendizado e que uma plataforma gratuita democratizaria o conhecimento na área da saúde. No entanto, 87,4% referiram não ter acesso a plataformas de acesso restrito, principalmente devido aos preços inacessíveis (ponto apontado por 66,3% dos participantes) (pesquisa ainda não publicada)
O que é o MedQuizzes
O MedQuizzes é um banco de questões sobre assuntos abordados no ciclo básico e clínico dos cursos da área da saúde, com base em evidências. É um projeto de extensão da EPM, Unifesp e foi idealizado para apoiar os alunos de graduação na área da saúde, como atividade de aprendizagem e de discussão sobre o conhecimento adquirido durante as atividades didáticas.
O MedQuizzes é coordenado por: três diretores, responsáveis além da elaboração de questões, pela organização, divulgação e ponte entre alunos e professores; dois preceptores docentes, responsáveis pela orientação e apoio técnico-pedagógico e 30 colaboradores discentes, divididos conforme a aptidão individual para a elaboração de questões sobre os assuntos de cada unidade curricular, tendo como base a grade curricular do primeiro ao quarto ano da EPM, Unifesp.
Objetivos do MedQuizzes
Os principais objetivos do MedQuizzes são:
● Auxiliar os estudantes na aquisição e fixação de conhecimentos sobre os conteúdos abordados no ciclo básico e ciclo clínico de cursos de graduação na área da saúde.
● Auxiliar alunos, que já passaram pelo ciclo básico, na revisão de conteúdo.
● Minimizar a escassez de questões envolvendo o ciclo básico da saúde.
● Democratizar os conhecimentos da área da saúde, uma vez que as plataformas de estudo existentes são pagas, inviabilizando seu acesso a um grande contingente populacional;
● Incentivar a proatividade e o estudo ativo dos estudantes envolvidos, não só dos que farão a resolução das questões, mas também daqueles envolvidos em sua elaboração.
Como acessar o MedQuizzes
Até a data de elaboração deste post, foram produzidas mais de 2.000 questões, que foram enviadas aos professores responsáveis por cada unidade curricular e estão passando pelo processo de revisão pelos docentes.
O banco de questões é disponibilizado por meio de um website da plataforma Google Sites e está disponível para toda comunidade, sendo divulgado através da página do projeto no Instagram (@med.quizzes).
O conteúdo produzido é acessado a partir da plataforma Google Sites. Para acessar o website, basta preencher um formulário de cadastro, que está disponibilizado no Instagram do projeto (https://www.instagram.com/med.quizzes)
Próximos passos
A produção de conteúdo voltado para o ciclo clínico da medicina já foi iniciada e o objetivo é conseguir disponibilizar uma plataforma completa com questões do ciclo básico e clínico, todas produzidas por alunos e revisadas por docentes.
Desta forma, além de garantir um conteúdo mais amplo, também será possível englobar novos alunos ao projeto, aumentando o seu engajamento com a comunidade acadêmica.
Além disso, existe a perspectiva de criação de uma plataforma mais completa do que a atual, de forma que o usuário consiga ter todas as possibilidades que as plataformas pagas proporcionam. Contudo, o projeto continuará se apoiando em seus principais elos: gratuidade e democratização do acesso ao conhecimento
Conclusão
O MedQuizzes é uma estratégia que tem permitido a integração dentro e fora da universidade e o diálogo com os docentes, de modo a aprofundar as relações docente-discente e discentes-discentes. O MedQuizzes tem se posicionado como uma ferramenta educacional acessível, gratuita, democrática, atualizada, integrativa e baseada em evidências. Os efeitos desta ferramenta sobre o conhecimento e as habilidades ainda precisarão ser avaliados em estudos futuros.
Autores
Gustavo Oliveira Lima, Lucas Pinto Ribeiro, Myrna Guernelli, Rafael Soares Simoneti, Samuel Montezuma Lemos, Thays Sellan Paim, Vinicius Cavalcanti Diniz. Alunos de graduação, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Citar como
Lima GO, Ribeiro LP, Guernelli M, Simoneti RS, Lemos SM, Paim TS, Diniz VC. MedQuizzes: banco de questões para alunos de graduação da saúde. Estudantes para melhores evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em [adicionar dia, mês e ano de acesso].
Referências
1. Shieh R. The impact of technology-enabled active learning on student performance, gender and achievement level. Proceedings of the 2nd International Conference on Computer Supported Education.2019;2:420-5. doi: 10.5220/0002783504200425. Disponível em: https://www.scitepress.org/PublishedPapers/2010/27835/. Acessado em 8 de março de 2024.