Viés de memória
Publicado por 20 de Outubro de 2023 em Estudantes para Melhores Evidências
Definição
Viés de memória é um tipo de viés de informação, ocasionado pela falha de memória dos participantes do estudo, que os leva a fornecer erroneamente respostas de eventos passados. Em alguns tipos de estudos, os resultados dependem de capacidade de recordação dos participantes, que muitas vezes podem omitir a realidade ou sofrer a influência de sensações, traumas e emoções vividos sobre determinado evento. Isso pode comprometer a qualidade da informação e não refletir os fatos da forma como realmente aconteceram, gerando um desfecho equivocado [1,2].
Onde ocorre?
Este tipo de viés ocorre frequentemente em desenhos de estudo do tipo caso-controle ou de coorte retrospectivo (histórico), nos quais os participantes avaliam as variáveis de exposição retrospectivamente usando um método de autorrelato, como questionários autoaplicáveis [3].
Primeiramente deve-se reconhecer situações nas quais este viés é mais provável. Para isso, a presença de alguns fatores associados deve ser investigada [1]:
- Duração do período de recordação. Neste caso, seria desejável buscar selecionar o período recordatório apropriado, visto que se demonstrou mais eficácia em curto período de recordação, que é preferível quando se pergunta aos participantes sobre eventos rotineiros ou frequentes. Além disso, o período recordatório pode ser estratificado de acordo com a demografia dos participantes e a frequência dos eventos que vivenciaram. Por exemplo: quando se espera que os participantes tenham muitos eventos para recordar, pode pedir-lhes que descrevam um período mais curto do que aqueles que teriam menos eventos para recordar [3].
- Características da condição sob investigação: crônica ou aguda, por exemplo.
- Desenho do estudo: (i) duração do estudo; (ii) em estudos de caso-controle, a maior propensão dos casos a recordar a exposição a fatores de risco do que os controles saudáveis (subnotificação).
- Características do paciente ou da amostra (ex.: idade, acessibilidade, cognição) também são fatores relacionados ao viés de memória. Neste último caso, o uso de auxiliares de memória, diários e entrevistas com os participantes antes de iniciar o estudo podem se apresentar como possíveis soluções [3].
Como minimizar sua ocorrência
Porém, quando não é possível eliminar os vieses de memória, é importante mapear as características e distribuição destes vieses. Essas informações podem ser obtidas em estudos anteriores e são úteis no ajuste das análises e na escolha de abordagem estatística adequada para análise de dados [2,3].
Conclusão
O viés de memória pode ser um grande desafio em pesquisa pois frequentemente impacta os resultados de estudos observacionais com mensurações retrospectivas. Para avaliar o impacto desse viés na concordância entre as respostas obtidas em instrumentos que dependem da recordação do participante e as fontes de dados consideradas padrão ouro, são necessárias mais pesquisas. A validação dos instrumentos de autorrelato poderia trazer mais segurança aos pesquisadores médicos antes de utilizá-los em estudos
Autores: Livia Mai Shimura, Luana Caran Roque, Mariana Mauri Delli Colli, Mariana Rosental Wertzner, Matheus da Silva de Paula, Melissa Giroldo dos Santos, Mirian Khede Careta.
Citar como: Shimura LV, Roque LC, Colli MMD, Wertzner MR, Paula MS, Santos MG, Careta MK. Viés de memória. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em: [adicionar dia, mês e ano de acesso].
REFERÊNCIAS
- Oxford Brazil EBM Alliance. Viés de memória. Disponível em: https://oxfordbrazilebm.com/index.php/vies-de-memoria. Acessado em 19 de outubro de 2023.
- Catalogue of Bias Collaboration, Spencer EA, Brassey J, Mahtani K. Recall bias. In: Catalogue Of Bias 2017. https://www.catalogueofbiases.org/biases/recall-bias. Acessado em 19 de outubro de 2023.
- Althubaiti A. Information bias in health research: definition, pitfalls, and adjustment methods. J Multidiscip Healthc. 2016;4;9:211-7. doi: 10.2147/JMDH.S104807. PMID: 27217764; PMCID: PMC4862344. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4862344/. Acessado em 19 de outubro de 2023.