Número Necessário para tratar (NNT)

Publicado por 11 de Março de 2023 em

Uncategorised

 

Contexto  

O NNT (Número Necessário para Tratar, em tradução literal do inglês Number Nedded to Treat) consiste em um valor numérico que possui a finalidade de traduzir a magnitude de benefício clínico de uma intervenção. O NNT em termos práticos mostra que em um grupo de X pessoas, Y precisam receber a intervenção para prevenir UM desfecho adicional indesejado.  

NNT (Número necessário para tratar); RAR (Redução absoluta do Risco) 

 Podemos interpretar o NNT da seguinte forma: 

Suponhamos que o NNT de uma intervenção é 25. Isso significa que precisamos tratar 25 pessoas com a intervenção para prevenir UM desfecho adicional indesejado. 

Logo, é possível entender que quanto menor o NNT, mais vantajosa é a intervenção para  grupo exposto. Vejamos o seguinte exemplo:  

100 pessoas receberam um tratamento que previne morte 

Dessas, 100 se beneficiaram deste tratamento 

Sendo assim, o NNT é: 1/1 = 1. 

O NNT igual a 1 significa que todos os pacientes expostos a intervenção terão o benefício do tratamento.  Infelizmente, a maioria das intervenções terapêuticas possuem um valor de NNT muito acima do que seria o ideal, ou seja, um NNT de 1, especialmente para desfechos clinicamente relevantes como morte. Quanto maior o valor do NNT mais pessoas precisariam receber a intervenção para que possamos evitar um desfecho indesejado adicional. 

Uma vez já entendido o conceito de NNT, precisamos pensar nesta medida sendo aplicada em um contexto prático.  

Para isso tomaremos como exemplo os achados do Recovery trial [1] estudo que testou dexametasona em pacientes com COVID-19, publicado no New England Journal of Medicine. O corticoide reduziu o risco absoluto de morte em pacientes sob ventilação mecânica de 41,4% para 29,3%. Portanto, uma redução de 12,1 pontos percentuais. Vamos calcular o NNT deste tratamento.  

 

Com o NNT de 1/0,12 = 8. 

Percebe-se que teremos que tratar 8 pessoas para reduzir um óbito adicional, um NNT considerado MUITO BOM, de grande IMPACTO CLÎNICO  

 

Como já exposto, a maioria das intervenções terapêuticas da prática clínica têm NNT acima de 50. O site www.thennt.com [2] é uma boa referência de consulta se você quer saber o NNT de uma ampla lista de medicamentos. Vale frisar que os benefícios individuais são dependentes do risco basal de cada paciente. 

Se uma intervenção hipotética reduzir o risco relativo de AVE em 25% em uma população de um estudo, um paciente que possui um risco individual absoluto de 80% de desenvolver esse evento teria o seu risco reduzido de 80% para 60%. O NNT para pacientes com este risco seria de 5 (NNT = 1/0,20 = 5). Essa medida passa ter um impacto de benefício expressivo na vida deste doente (ou de pacientes com o mesmo perfil de risco), sendo necessário tratar 5 pacientes para evitar um AVE adicional. Agora, se essa mesma intervenção  com 25% de redução de risco relativo fosse aplicada em um indivíduo com um risco absoluto individual pequeno, de 10% por exemplo, este paciente terá o seu risco absoluto reduzido para 7,5%. Portanto o NNT para a população com este perfil de baixo risco seria de 40 (NNT = 1/0,025= 40). Percebemos que o impacto clínico para este individuo (ou de pacientes com o mesmo perfil de risco)  seria bem menos expressivo (redução de 10 para 7,5% de risco), sendo necessário tratar 40 pacientes para evitar um AVE adicional.  

O NNT é, portanto, uma medida que permite avaliar o impacto clínico de uma intervenção na população em geral (com riscos individuais diferentes) e permite também auxiliar o julgamento sobre o impacto de uma intervenção em um único paciente.  

 

Autores: Daniela Pires, aluna de graduação da Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase).  

Supervisão: Luis Eduardo Fontes, professor titular de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina de Petrópolis. 

Como citar: Pires D. Fontes LES. Número Necessário para Tratar (NNT). Estudantes para Melhores Evidências (EME) Cochrane. Disponível em: [colar link]. Acessado em [dia, mês e ano].  

 

Referências 

[1] GROUP, The Recovery Collaborative. Dexamethasone in Hospitalized Patients with Covid-19. New England Journal Of Medicine, [S.L.], v. 384, n. 8, p. 693-704, 25 fev. 2021. Massachusetts Medical Society. http://dx.doi.org/10.1056/nejmoa2021436. 

[2] THE NNT GROUP (England). The NNT. 2023. Quick summaries of evidence-based medicine.. Disponível em: https://www.thennt.com/. Acesso em: 13 fev. 2023

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.