Base de dados BRISA

Publicado por 15 de Maio de 2024 em

Uncategorised

Introdução 

A Base de Dados Regional de Relatórios de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (BRISA) é uma ferramenta pioneira desenvolvida pela Organização Pan Americana da Saúde  (OPAS) para fornecer acesso aos relatórios de Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) produzidos por instituições-membro da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (RedETSA, https://redetsa.bvsalud.org/) na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, México, Peru e Uruguai [1]. 

Os relatórios de ATS são documentos importantes para avaliar o valor, a eficácia, a segurança e a relação custo-benefício das tecnologias de saúde, incluindo dispositivos médicos, fármacos, procedimentos e intervenções em saúde. O objetivo da Brisa é centralizar em uma única plataforma os relatórios produzidos pela RedETSA, dando visibilidade inclusive aos relatórios que ficariam dispersos ou inacessíveis ao público. 

 

Criação da BRISA 

O portal da base de dados BRISA (http://sites.bvsalud.org/redetsa/brisa) foi lançado em novembro de 2017 durante a IX Reunião da RedETSA, realizada na Cidade do Panamá, que contava com 600 informes publicados na base Brisa. Até o Boletim BIREME/OPAS/OMS publicado em maio de 2022, a BRISA oferecia acesso a cerca de 2.500 informes, dos quais 280 guardavam relação com os vírus SARS-CoV-2 e COVID-19 [2]. 

A BRISA foi desenvolvida em colaboração com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) por meio da Biblioteca Virtual em Saúde, que hospeda a base de dados [3]. Dessa forma, é possível realizar o cruzamento do tema pesquisado com outras bases de dados disponíveis, como o LILACS e o MEDLINE. 

 

Como utilizar a BRISA 

Para utilizar a base de dados BRISA:  

(1)   Acesse: http://sites.bvsalud.org/redetsa/brisa 

(2) Navegue pela interface da plataforma para encontrar os recursos disponíveis. Utilize a barra de pesquisa para inserir palavras-chave relacionadas à tecnologia em saúde que você está interessado em avaliar. Busque por título/resumo/assunto, qualificação, autor, descritor de assunto ou resumo.  

(3) Utilize os filtros de busca para refinar os resultados de pesquisa de acordo com suas necessidades. Isso pode incluir filtros por tema principal, instituição, linguagem, país de origem, data da publicação, entre outros critérios. 

(4) Após encontrar os relatórios de ATS relevantes para sua pesquisa, você pode ler os resumos ou os relatórios completos. 

 

A busca avançada permite estratégias de busca mais complexas e o uso de lógica booleana. Há também a opção de localizar o descritor de assunto por hierarquia. 

Ao utilizar os dados da Brisa em suas próprias atividades de pesquisa ou tomada de decisão em saúde, é importante citar corretamente as fontes e respeitar os direitos autorais das informações disponibilizadas. 

 

 

Conclusões 

A Brisa é um banco de dados que integra a produção em Avaliação de Tecnologia em Saúde entre os membros da RedETSA com o objetivo de melhorar os processos de tomada de decisão em ATS em diferentes sistemas de saúde. 

 

 

Autores: Bruna Manuella de Figueiredo Afonso, Daniel Borges Ferreira, Lara Dariolli Rossi, Stefannye dos Santos, Yan Ribeiro Maia Amante. Alunos de graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  

Supervisora: Rachel Riera. Professora adjunta, Disciplina de Medicina Baseada em Evidências, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Citar como: Afonso BMF, Ferreira DB, Rossi LD, Santos S, Amante YRM. Base de Dados Regional de Relatórios de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (BRISA).  Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em [adicionar dia, mês e ano de acesso].    

Referências  

  1. PAHO The Regional Database of Health Technology Assessment Reports of the Americas (BRISA) reaches 1,000 reports – PRAIS 2.0. Disponível em: [https://prais.paho.org/en/paho-the-regional-database-of-health-technology-assessment-reports-of-the-americas-brisa-reaches-1000-reports/]. Acessado em: 25 março de 2024.  
  2. Portal RedETSA é reformulado e integrado à base de dados BRISA – Boletim BIREME/OPAS/OMS. Disponível em: [https://boletin.bireme.org/pt/2022/03/05/portal-redetsa-e-reformulado-e-integrado-a-base-de-dados-brisa/]. Acessado em: 25 março de 2024.  
  3. BRISA – RedETSA. Disponível em: [https://redetsa.bvsalud.org/brisa/]. Acessado em: 25 março de 2024. 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.