Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

Publicado por 16 de Novembro de 2022 em

Uncategorised

Introdução

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é um portal que agrupa diferentes bases de dados e fontes de informação em saúde, construído em 1998 e mantido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) com a colaboração de diferentes agentes de produção de conhecimento situados na América Latina e Caribe [1,2].

 

Conteúdo

As principais bases ou fontes de informações da BVS são:

· BBO – bases de dados de odontologia.

· Base Internacional de Guias GRADE (BIGG) – repositório de guias, diretrizes clínicas e recomendações em saúde.

· Base de Dados Regional de Relatórios de Avaliação de Tecnologias (ATS) em Saúde das Américas (BRISA) – repositório estudos produzidos pelos núclos membros da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas (RedETSA).

· EVID@Easy – metabuscador de estudos na BVS com foco na prática clínica.

· Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS) – repositório de estudos editados Na Espanha.

· MEDLINE

· Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS)

· Política Informadas por Evidências (PIE) – repositório ds produtos científicos para informar a tomada de decisão, incluindo sintese para políticas, sumários de evidências, mapas de evidências, revisões rápidas e outros produtos.

 

Outros conteúdos relevantes:

· Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) – vocabulário controlado utilizado na BVS, trilíngue – português, espanhol e inglês.

· Repositório de estratégias de busca – uma coleção de estratégias de busca específica para identificar algumas áreas temáticas na BVS.

· Revistas em Ciências da Saúde – portal com informação sobre mais de 13 mil registros de revistas nacionais e internacionais indexadas nos principais índices bibliográficos da área da saúde.

· Localizador de Informação em Saúde (LIS) – um catálogo de websites de sistemas e serviços de saúde.

· Mapas de evidência em saúde – infográficos com mapas do conhecimento sobre diversos temas.

 

Como usar a BVS

A BVS está disponível em três idiomas (inglês, português e espanhol) e o campo de busca permite uso de recursos de filtros, exportação de resultados, busca avançada e interoperação entre os descritores DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e MeSH (Medical Subheadings).

É possível personalizar seu acesso por meio da opção “Minha BVS”, uma funcionalidade gratuitA que armazena informações, resultados de busca e preferências do usuário. Acesse agora e conheça melhor este repositório em: https://bvsalud.org/.

 

 

Autores: Alex Sandro Moreira Fragoso de Oliveira, Cassiano Pereira de Barros, Gabriel Tavares Bigaton Zotelli, Calvin Agyssoulakis, Caio Vinicius Leone, João Vitor Maciel Cavani. Alunos de graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

Supervisoras: Rachel Riera. Professora adjunta, Disciplina de Medicina Baseada em Evidências, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Carolina de Oliveira Cruz Latorraca, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

 

Como citar Oliveira ASMF, Barrs CP, Zotelli GTB, Agyssoulakis C, leone VC, Cavani JVM, COC Latorraca, Riera R. Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Estudantes para Melhores Evidências (EME) Cochrane. Disponível em: [colar link]. Acessado em [dia, mês e ano].

 

Referências

1. Portal Regional da BVS. Disponível em: red.bvsalud.org/modelo-bvs/pt/historia-da-bvs/. Acessado em 15 de setembro de 2022.

2. Livro da Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://red.bvsalud.org/modelo-bvs/wp-content/uploads/sites/3/2016/05/Livro-da-Biblioteca-Virtual-em-Saude.pdf. Acessado em 15 de setembro de 2022.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.