Como elaborar e relatar adequadamente estratégias de busca de revisões sistemáticas: PRESS e PRISMA-S

Publicado por 29 de Outubro de 2021 em

Tutoriais e Fundamentos

Contexto 

Revisões sistemáticas são consideradas os delineamentos de estudos mais apropriados para apoiar a tomada de decisão em saúde (1). Assim, é fundamental que estas sínteses sejam planejadas e conduzidos com rigor metodológico e relatadas seguindo um processo sistematizado e transparente. 

Para auxiliar os pesquisadores no cumprimento destes requisitos, têm sido desenvolvidos e validados checklists e ferramentas como o AMSTAR-2 (A MeaSurement Tool to Assess systematic Reviews, para a qualidade metodológica)(2) e o PRISMA 2020 (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses literature, para a qualidade do relato) (3).

O modo de condução das etapas de uma revisão sistemática pode impactar negativa ou positivamente os seus resultados, influenciando o grau de confiança que os usuários têm nas evidências identificadas pela revisão.  Nesta linha, a processo de busca e identificação dos estudos primários que serão incluídos na revisão está sujeito a erros que precisam ser minimizados por meio da adoção de métodos sistematizados, como aqueles propostos pela ferramenta PRESS (Peer Review of Electronic Search Strategies). 1 Do mesmo modo, o relato do processo de busca deve seguir as recomendações do PRISMA-S (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses literature, search extension) (4).

 

PRESS 

O checklist PRESS é uma lista de verificação composta por 36 itens que abrangem seis aspectos principais do processo de busca de revisões sistemáticas.1 O objetivo dao PRESS é garantir a qualidade, a sistematização e a transparência do processo de construção de uma estratégia de busca. Os seis aspectos abordados pela ferramenta são:  

(i) tradução exata da pergunta de interesse em conceitos de busca;  

(ii) uso apropriado de operadores booleanos e de proximidade;  

(iii); inclusão de termos controlados relevantes;  

(iv) busca por palavra no texto (texto livre);  

(v) ortografia, sintaxe e número de linhas;  

(vi) uso de limites e filtros. 

Acesse o checklist PRESS aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0895435616000585 

 

PRISMA -S  

O checklist PRISMA-S é uma lista de verificação composta por 16 itens que abrangem vários quatro aspectos das buscas por estudos conduzidas em revisões sistemáticas.4 O objetivo do PRISMA-P é contribuir para a qualidade do relato dasdeste processo. Os aspectos avaliados no PRISMA-S são: 

  1. Fontes de informação e métodos
  2. Estratégia de busca
  3. Processo de revisão por pares
  4. Processo de manejo da referências identificadas

Acesse o PRISMA-S aqui: 

https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-020-01542-z/tables/1. 

Para finalizar,  considerando (i) o aumento contínuo do número de revisões sistemáticas que vêm sendo conduzidas e (ii) o impacto do processo de busca por estudos na confiabilidade dos resultados de uma revisão sistemática, é importante conhecer a qualidade metodológica e de relato das estratégias de busca para alertar os usuários das informações produzidas e para orientar o planejamento de futuras revisões sistemáticas. 

 

Autor: Guilherme Fernando Araújo da Rocha. Aluno do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo 

 

REFERÊNCIAS 

  1. McGowan J, Sampson M, Salzwedel DM, Cogo E, Foerster V, Lefebvre C. PRESS Peer Review of Electronic Search Strategies: 2015 guideline statement. J Clin Epidemiol. 2016;75:406. Disponível em:  http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0895435616000585
  2. Shea BJ, Reeves BC, Wells G, et al. AMSTAR 2: a critical appraisal tool for systematic reviews that include randomised or non-randomised studies of healthcare interventions, or both. BMJ 2017;358:j4008.
  3. Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, et al. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. Int J Surg. 2021;88:105906. doi: 10.1016/j.ijsu.2021.105906.
  4. Rethlefsen ML, Kirtley S, Waffenschimdt S, et al.  PRISMA-S: an extension to the PRISMA Statement for Reporting Literature Searches in Systematic Review. Systematic Reviews. 2021;10(39). https://doi.org/10.1186/s13643-020-01542-z. 

 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.