DISCERN: ferramenta de avaliação da qualidade de textos sobre saúde para a população.

Publicado por 15 de Fevereiro de 2023 em

Uncategorised

Contexto 

Diariamente a população está exposta, de modo voluntário ou involuntário, a um enorme número de informações relacionadas aos cuidados em saúde. Postagens no Facebook e Instagram e vídeos do TikTok e YouTube são produzidos por profissionais de saúde, comunicadores, pacientes, associações, coletivos e qualquer interessado em determinado tópico da saúde.  

Com o avanço das tecnologias em comunicações e a popularização de redes sociais, a propagação e procura por alternativas, informações e conselhos relacionados a hábitos de vida ou tratamentos em saúde cresceu exponencialmente. Cada vez mais as pessoas se encontram expostas a diferentes métodos de promoção de saúde, sejam eles de natureza farmacológica ou meramente comportamentais.  

O principal questionamento quando o assunto é a divulgação rápida de informações, tanto na área da saúde quanto em outros aspectos do cotidiano, é: essas informações têm qualidade? Este grau de qualidade tem grande impacto na tomada de decisão dos pacientes e, principalmente, na aderência às terapias. Dessa forma, é crucial que seja possível avaliar de maneira objetiva a qualidade das informações em saúde.  

Não há dúvidas de que pautar a saúde, disseminar informações para quem, de fato, importa – os pacientes -, é fundamental. No entanto, esta prática exige cuidado e responsabilidade de quem produz, divulga e interpreta os conteúdos. 

Com esta preocupação, foi desenvolvida a ferramenta DISCERN. 

A ferramenta DISCERN  

A ferramenta DISCERN foi desenvolvida em 1999 pela Biblioteca Britânica para avaliar a qualidade de informações sobre saúde apresentadas, por escrito, para a população [1]. O DISCERN vem sendo aplicado desde então em artigos de jornal, publicações em websites e materiais impressos. 

O DISCERN se mostrou um instrumento confiável e válido para julgar a qualidade da informação escrita. Embora haja certa subjetividade em alguns de seus critérios, os resultados do demonstraram que ele pode ser aplicado por usuários experientes e fornecedores de informação sobre saúde para discriminar conteúdos de alta e baixa qualidade. O instrumento também pode ser utilizado por pacientes de modo eventual, embora a sua utilização seja aprimorada com o uso rotineiro. 

Como é o DISCERN 

A ferramenta consiste em 16 questões divididas em três seções [1]: 

  • Seção 1: aborda a confiabilidade da informação e de sua fonte. 
  • Seção 2: aborda a qualidade da informação no tocante às escolhas de tratamento 
  • Seção 3: classifica a qualidade geral do texto. 

A resposta para cada questão se resume à escolha de uma pontuação de 1 a 5, sendo que 1 corresponde à total falta de qualidade e 5 à total adequação ao assunto abordado. Assim, o escore total mínimo é 16 e o máximo é 80, mas não há um ponto de corte específico para que o texto seja considerado adequado [1]. 

DISCERN em português 

Recentemente, a ferramenta foi traduzida e adaptada culturalmente para o português do Brasil [2] e encontra-se disponível gratuitamente em: https://www.valuehealthregionalissues.com/cms/10.1016/j.vhri.2019.09.001/attachment/92468c7e-12a9-4094-8fa7-7920330b0642/mmc1.pdf 

Esta versão mostrou excelente consistência interna e boa reprodutibilidade. A idade, sexo e letramento em saúde dos avaliadores não interferiu na pontuação resultante da avaliação da qualidade do texto. 

Prática: cheque suas redes sociais ou websites de interesse, escolha um texto e aplique o DISCERN.  

Conclusão 

A ferramenta DISCERN se apresenta como uma estratégia rápida, objetiva e de fácil acesso aos que desejam avaliar a qualidade de textos sobre saúde voltados para a população. 

Autor: Geovani Martins Pereira. Aluno de graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Supervisora: Rachel Riera. Professora adjunta, Disciplina de Medicina Baseada em Evidências, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Citar como: Pereira GM, Riera R. DISCERN: ferramenta de avaliação da qualidade de textos sobre saúde para a população. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em [adicionar dia, mês e ano de acesso].  

Referências 

  1. Charnock D, Shepperd S, Needham G, Gann R. DISCERN: an instrument for judging the quality of written consumer health information on treatment choices. J Epidemiol Community Health. 1999;53(2):105-11. doi: 10.1136/jech.53.2.105. PMID: 10396471; PMCID: PMC1756830.  
  2. Logullo P, Torloni MR, Latorraca COC, Riera R. The Brazilian Portuguese Version of the DISCERN Instrument: Translation Procedures and Psychometric Properties. Value Health Reg Issues. 2019;20:172-179. doi: 10.1016/j.vhri.2019.09.001. Epub 2019 Oct 14. PMID: 31622803. 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.