Efeito Hawthorne

Publicado por 4 de Julho de 2022 em

Uncategorised

Definição 

O efeito Hawthorne ocorre quando as pessoas se comportam de maneira diferente porque sabem que estão sendo observadas [1]. Em um estudo, pode haver mudança no comportamento dos participantes quando os mesmos sabem que estão sendo avaliados.  

 

 

Histórico 

Apesar de não ser a intenção, uma série de estudos de produtividade conduzidos pela Hawthorne Plant of the Western Electric Company em Illinois, Estados Unidos na década de 1920, originou o reconhecimnto do efeito Hawthorne. O objetivo dos estudos era verificar se a manipulação de fatores relacionados à produção (iluminação do ambiente, pausas para descanso, temperatura) aumentava a produção. No entanto, mesmo quando as condições de trabalho foram pioradas, a produção aumentou. Na época, os autores concluíram que o fator que mais colaborava para um aumento da produtividade era, portanto, a observação dos trabalhadores pela equipe de pesquisa [2]. 

Efeito Hawthorne na prática  

Diversas situações cotidianas nos ajudam a entender o efeito Hawthorne:  

  • Uso de câmeras de segurança ou avisos do tipo “sorria, você está sendo filmado” em supermercados, de modo a reduzir a ocorrência de furtos;  
  • A presença do diretor da escola, avaliando a didática de um professor durante uma aula, fazendo com que este, consciente ou inconscientemente, se esforce mais para que os alunos aprendam o conteúdo;  
  • Os próprios alunos, que podem se sentir compelidos, na presença do diretor, a estudar mais, elevando, assim, o desempenho da classe. 

Efeito Hawthorne na pesquisa  

O efeito Hawthorne pode ser uma fonte de viés, uma vez que fora do estudo, o comportamento poderia ser outro. Como exemplo, um estudo que se propõe a avaliar a frequência de lavagem de mãos de funcionários de um unidade básica de saúde, por meio da observação das pessoas ao longo dos seu turnos de trabalho, pode levar à identificação de frequências bem maiores de lavagem de mãos do que aquelas verdadeiramente representativas da população.  

Durante a pandemia de Covid-19, um estudo observou que os profissionais lavavam três vezes mais as mãos quando observados presencialmente pelos pesquisadores do que os profissionais que lavavam as mãos e a contagem era feita de forma automática.  

Assim, o efeito Hawthorne pode ocorrer em qualquer estudo que utilize dados originados a partir da observação direta do participante. 

 

 

 Como prevenir o efeito Hawthorne? 

Algumas estratégias para evitar o efeito Hawthorne nos estudos seriam: 

  • Adotar um processo de observação oculta ou um método eletrônico para observação; 
  • Reduzir a frequência e a intensidade da observação; 
  • Realizar visitas surpresas para a análise do estudo; 
  • Utilizar medidas indiretas para avaliação dos desfechos. 

 

Autores: Rafael Jow Harada, Raphael Shin Kawai, Sara Peres de Aguiar, Wilson Rocha e Pedro Maciel de Toledo Piza. Alunos de graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  

Supervisora: Rachel Riera. Professora adjunta, Disciplina de Medicina Baseada em Evidências, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  

Citar como: Harada RJ, Kawai RS, Aguiar SP, Rocha W, Piza PMT, Riera R. Efeito Hawthorne. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em: [adicionar dia, mês e ano de acesso].   

Referências bibliográficas 

  1. Buchanan D, Huczynski A. Organizational Behavior. 3rd ed. Vol. 7. London: Prentice Hall; 1997.  
  2. Roethlisberger FJ. Management and the worker. 1939. Cambridge, Mass.: Harvard Uuniversity Press. Dispnível em: https://archive.org/details/managementworker00roet. Acessado em 11 de junho de 2022. 
  3. Srigley JA, Furness CD, Baker GR, AKER, G. Quantification of the Hawthorne effect in hand hygiene compliance monitoring using an electronic monitoring system: a retrospective cohort study. BMJ Quality & Safety.2014;23(12):974–80. 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.