Iniciativa All Trials 

Publicado por 22 de Fevereiro de 2023 em

Uncategorised

Contexto 

Observem estas afirmações: 

  • Aproximadamente 40% de todos os ensaios clínicos não é divulgado e milhares deles nunca foram registrados publicamente (em bases de registros ou de outros modos) [1]. 
  • Ensaios clínicos com resultados negativos têm duas vezes mais probabilidade de não serem relatados do que aqueles com resultados positivos [1].  
  • Não há uma lista completa de todos os ensaios clínicos e, portanto, não é possível saber que alguns ensaios foram realizados, e seus achados são desconhecidos [2]. 
  • As contribuições de centenas de milhares de participantes voluntários são inúteis e inutilizáveis [2]. 
  • Os participantes dos ensaios clínicos se voluntariam pois esperam que os resultados encontrados sejam úteis aos profissionais da saúde, gestores que tomam decisões sobre tratamentos e pesquisadores que estão estudando uma doença [3].  

 Estas afirmações sustentam o fato de que as pessoas que tomam decisões sobre uso de intervenções em saúde podem não ter informações completas sobre os benefícios e riscos de tratamentos utilizados todos os dias. Parte significativa das decisões médicas e das políticas públicas em saúde vigentes ainda precisa de informações relevantes para que a melhor decisão do ponto de vista terapêutico e econômico seja tomada. Além dos prejuízos em saúde e no âmbito econômico, causados pela falta de informações de interesse público, ensaios clínicos não registrados e cujos dados não são disponibilizados desrespeitam um valor ético crucial: o compromisso com os pacientes que se dispuseram a participar dos ensaios clínicos com o intuito gerar conhecimento em saúde, de relevância coletiva, a partir da sua colaboração voluntária [2]. 

 Iniciativa All Trials 

Considerando os impactos negativos em escala individual e coletiva gerados pela falta de acesso público aos resultados dos ensaios clínicos, a iniciativa internacional All Trials (https://www.alltrials.net/) foi criada em 2013 com o objetivo garantir que ensaios clínicos realizados, em andamento ou que ainda serão desenvolvidos sejam registrados, além de assegurar que seus resultados sejam publicados [2]. 

A iniciativa, liderada pelo pesquisador Ben Goldacre, conta com o apoio do Centro de Medicina Baseada em Evidências (CEBM) da Universidade de Oxford, grupo British Medical Journal (BMJ), Cochrane, Instituto James Lind, grupo PLOS e Sense about Science. Atualmente várias outras organizações são signatárias da iniciativa (veja aqui quais são elas:  https://www.alltrials.net/supporters/organisations/ ) [4]. 

 Atividades da All Trials 

A All Trials promove ações para estimular a sociedade, a comunidade médica e científica, empresas e governos a se posicionarem e a cumprirem tratados e declarações (como proposto pela Organização Mundial da Saúde) [5], além de dispositivos legais já existentes. As ações da iniciativa visam: 

  • Aumentar a fiscalização por parte da iniciativa privada e pública quanto ao cumprimento das normas relacionadas ao planejamento, condução e relato de ensaios clínicos. 
  • Vincular o financiamento dos ensaios clínicos ao compromisso de publicação de resultados. 
  • Vincular a aprovação dos ensaios clínicos pelo comitê de ética local ao registro do estudo em base de registro de ensaio clínico.
  • Exigir a publicação adequada dos resultados dos ensaios clínicos nos bases de registros públicos, a exemplo do ClinicalTrials.gov (www.clinicaltrials.gov). Para saber mais sobre esta e outras bases de registros acesse o post do EME https://eme.cochrane.org/bases-de-registros-de-protocolos-de-revisoes-sistematicas/) [6]. 

A All Trials disponibiliza informações sobre suas atividades, publicações e notícias sobre o tema no seu website https://www.alltrials.net/, onde também é possível assinar uma petição apoiando a iniciativa (https://www.alltrials.net/get-involved/individuals/) [7].   

 Autores: Juliana Costa de Oliveira Streib. Aluna de graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).     

Supervisão: Rachel Riera. Professora adjunta, Disciplina de Medicina Baseada em Evidências, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).   

 Citar como: Streib JCO, Riera R. Iniciativa All Trials. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em [adicionar dia, mês e ano de acesso].   

 Referências 

  1. DeVito NJ, Bacon S, Goldacre B. Compliance with legal requirement to report clinical trial results on ClinicalTrials.gov: a cohort study. Lancet. 2020;395(10221):361-369. doi: 10.1016/S0140-6736(19)33220-9. Epub 2020 Jan 17. PMID: 31958402.
  2. All Trials. What does all trials registered and reported mean? Disponível em: https://www.alltrials.net/find-out-more/all-trials/. Acessado em 16 de janeiro de 2023.
  3. Chalmers I, Stephens R, Gore L, Smith R, Stevens S, haigh D, et al. Open letter to EMA from clinical trial participants. Disponível em: https://www.alltrials.net/wp-content/uploads/2013/01/letter-to-EMA-from-clinical-trial-participants-2013-Jan-18.pdf. Acessado em 16 de janeiro de 2023.
  4. All Trials. Supporters – Organisations.  Disponível em: https://www.alltrials.net/supporters/organisations/. Acessado em 16 de janeiro de 2023.
  5. Lane S, on behalf of the AllTrials campaign for clinical trial transparency. Briefing on some proposed amendments to resolution Improving the transparency of markets for medicines, vaccines and other health-related technologies at 72nd World Health Assembly. 2019. Disponível em: https://www.alltrials.net/wp-content/uploads/2019/05/AllTrials-briefing-on-transparency-resolution-WHA-72.pdf. Acessado em 16 de janeiro de 2023. 
  1. Frizo ACC, Franco CM, Carvalho CR, Macedo FR, Wada GY, Zanin GS, Riera R. Bases de registros de protocolo de revisões sistemáticas. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/bases-de-registros-de-protocolos-de-revisoes-sistematicas/. Acessado em 16 de janeiro de 2023. 
  2. All trials. Petition. Disponível em: https://www.alltrials.net/petition/. Acessado em 16 de janeiro de 2023.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.