O que é a Biblioteca Cochrane

Publicado por 21 de Setembro de 2022 em

Uncategorised

A Biblioteca Cochrane (ISSN 1465-1858) é uma coleção de bancos de dados que contém diferentes tipos de evidências de alta qualidade e independentes, desenvolvidas para informar a tomada de decisão em saúde. A Biblioteca Cochrane é de propriedade da Cochrane e publicada pela Wiley e está disponível, gratuitamente no Brasil, no endereço: https://www.cochranelibrary.com/ [1].  

Conteúdo da Biblioteca Cochrane 

(1) Bases de dados 

  • Base de Revisões Sistemáticas Cochrane  

A Cochrane Database of Systematic Reviews (CDSR) é a principal fonte de revisões sistemáticas na área da saúde (ISSN: 1469-493X) e inclui todas as Revisões Cochrane (e protocolos) preparados pelos Grupos Editoriais de Revisão Cochrane.  A CDSR contém 12 edições ao ano e as revisões são continuamente publicadas ao longo do mês assim que finalizadas. Acesse em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/about-cdsr. Para entender a diferença entre revisão sistemática e outros tipos de revisão acesse: https://eme.cochrane.org/tipos-de-revisoes/ [2]. 

  • Registro Central de Ensaios Controlados da Cochrane (CENTRAL) 

A Cochrane Central Register of Controlled Trials, chamado de CENTRAL é uma base específica de ensaios clínicos randomizados e quasi-randomizados, que é atualizada mensalmente.  Além de informações bibliográficas (autor, título, fonte, ano, etc.), a CENTRAL frequentemente inclui um resumo do estudo, mas não seu texto completo.  (um resumo do artigo). Eles não contêm o texto completo do artigo. Acesse em: https://www.cochranelibrary.com/central/about-central 

  •  Respostas Clínicas Cochrane 

As Cochrane Clinical Answers (CCA) fornecem um primeiro passo para o desenvolvimento de uma revisão sistemática Cochrane. São elaboradas para informar a tomada de decisão em cenários práticos. Cada CCA contém uma pergunta clínica, uma resposta curta e dados para os resultados das revisões Cochrane consideradas mais relevantes para os profissionais de saúde que estão na assistência. As evidências são apresentadas em quadros de fácil utilização que inclui narrativas, e links para gráficos. Acesse em: https://www.cochranelibrary.com/cca/about 

(2) Conteúdo em destaque 

  • Conteúdo da base Epistemonikos:  o recurso de busca permite aos usuários da Biblioteca Cochrane buscar por revisões sistemáticas disponíveis na base Epistemonikos. Este recurso está disponível na caixa de busca na página inicial e na busca avançada.  
  • Conteúdo do McMaster Health Forum: o recurso de busca permite aos usuários da Biblioteca Cochrane buscar por revisões sistemáticas disponíveis no repositório do McMaster Health Forum, que inclui o Health Systems Evidence (HSE) e o Social Systems Evidence. Este recurso está disponível na caixa de busca na página inicial. 

Autores: Isabela Mari Okuzono, Isadora Rodolpho Pegoraro, João Vitor Rocha Almeida, Laura Rosalino, Lucas Ryu Sonohara Kuramae e Vivian Yuri Sassaki Ivata – alunos de graduação da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. 

Citar como: Almeida JVR, Okuzono IM, Pegoraro IR, Kuramae LRS, Rosalino L, Ivata VYS. O que é a Biblioteca Cochrane. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em [adicionar dia, mês e ano de acesso]. 

Referências  

[1] About the Cochrane Library. Disponível em: https://www.cochranelibrary.com/about/about-cochrane-library. Acessado em 5 de setembro de 2022. 

[2] Bomfim LGP, Barros VL, Martimbianco ALC. Tipos de revisões. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/tipos-de-revisoes/. Acessado em 5 de setembro de 2022.  

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.