O que é Literatura Cinzenta?

Publicado por 12 de Fevereiro de 2022 em

Tutoriais e Fundamentos

Definição

Literatura cinzenta (do inglês, grey litrature) é o termo que denomina qualquer tipo de publicação realizada por meios não oficiais, ou seja, não percorrem o processo editorial convencional, comercial. Essa expressão foi estabelecida em 1978, porém já circulava anteriormente com nomes diferentes, sendo um destes little literature. A definição mais aceita no momento, surgiu na III Conferência sobre Literatura Cinzenta (Luxemburgo, 1997 / Nova York, 2004), e denomina literatura cinzenta “como aquela produzida em todos os níveis governamentais, acadêmicos, dos negócios e da indústria, em formato impresso e eletrônico, não controlada por editores comerciais.”

A Quadro 1 elenca sinônimos encontrados para descrever o conceito de literatura cinzenta no âmbito de pesquisa1.

Quadro 1. Sinônimos de literatura cinzenta.1

Caraterísticas da literatura cinzenta

A literatura cinzenta é considerada uma fonte de informação e possui as seguintes características:

  • Tem circulação restrita, geralmente direcionada a um setor em particular e de acesso local.
  • Compreende documentos às vezes de difícil obtenção, muitas vezes com formato não profissional e tiragem limitada.
  • São documentos de difícil controle bibliográfico, não recebendo numeração internacional padronizada (ISBN, ISSN, ISAN e DOI) e geralmente não seguem um sistema rigoroso de normalização bibliográfica.
  • Muitas vezes são documentos inéditos (não aparecendo em outras fontes) e são muito detalhados.
  • Comumente é produzida e/ou promovida por instituições governamentais, instituições de ensino e pesquisa, centros de documentação e pesquisa, sociedades acadêmicas e grupos de pesquisa, empresas. indústrias, associações/federações ou organizações não governamentais.

Vantagens e desvantagens da literatura cinzenta

O Quadro 2 apresenta algumas vantagens e desvantagens da literatura cinzenta como fonte de evidências 2 e caberá ao leitor determinar o valor da sua utilização em cada contexto.

Quadro 2. Vantagens e desvantagens da literatura cinzenta.2

Exemplos de literatura cinzenta

Existem diversos documentos que pertencem a essa categoria de literatura, como relatórios técnicos, mapas, relatórios do estado da arte sobre um tema, documentos governamentais e militares. Além disso, teses e dissertações acadêmicas também são consideradas literatura cinzenta pelo fato de não apresentarem sistema de publicação e distribuição comercial. O Quadro 3 apresenta alguns tipos de documentos considerados como literatura cinzenta.1

Quadro 3. Documentos considerados como literatura cinzenta.

Alguns repositórios ativos que organizam e disponibilizam exclusivamente ou que contém literatura cinzenta são:

Outros repositórios que interromperam sua atualização, mas cujos conteúdos seguem disponíveis são:

Como citar a literatura cinzenta

A literatura cinzenta quando utilizada como referência deve ser citada com os mesmos critérios que outras publicações tradicionais. Assim, o modelo (formato) de citação irá variar conforme o tipo de literatura cinzenta e o padrão de referência usados no texto.

Autora: Cristiana Rangel dos Santos, aluna do Curso de Medicina da UNIFASE.

 

Referências

  1. Botelho RG, de Oliveira CC. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação. 2015; 44(3): 501-13. DOI: 10.18225/ci.inf.v44i3.1804. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1804. Acessado em 11 de fevereiro de 2022.
  2. Grey literature: what is grey literature? LibGuides, 2022. Disponível em: https://libguides.exeter.ac.uk/c.php?g=670055&p=4756572. Acessado em 8 de fevereiro de 2022.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.