Rebrats

Publicado por 21 de Setembro de 2023 em

Uncategorised

O que é 

Rebrats é a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde e consiste em uma iniciativa do Ministério da Saúde, criada em 2011, que tem como objetivo promover e disseminar métodos de avaliação de tecnologias em saúde com foco na implementação no Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece a ponte entre pesquisa, política e gestão, fornecendo subsídios para decisões de incorporação, desincorporação e monitoramento de tecnologias. Para isso, a rede integra centros de pesquisa, denominados Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), que desenvolvem estudos com esta finalidade, além de diretrizes metodológicas [1]. 

Objetivos  

A Rebrats visa promover o processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde no Brasil (ATS) no Brasil, que inclui análises de eficácia, segurança, viabilidade de implementação, mensuração de impacto, monitoramento de horizonte tecnológico de medicamentos, procedimentos, equipamentos e outros. Para isso, a Rebrats tem como objetivos principais: 

  • produzir e disseminar estudos e pesquisas prioritárias no campo de ATS; 
  • padronizar metodologias; 
  • validar e atestar a qualidade dos estudos; 
  • promover capacitação profissional e 
  • estabelecer mecanismos para monitoramento de tecnologias novas e emergentes [1]. 

Composição da Rebrats 

A Rebrats é composta por: 

  • Comitê gestor: desempenha um papel de aconselhamento, atuando na concepção de estratégias e ações executadas pela Rebrats, incluindo implementação da Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde. 
  • Secretaria executiva: realiza atividades técnicas e administrativas necessárias para o desenvolvimento e manutenção das operações da Rebrats, organiza e sistematiza informações relacionadas às atividades da Rebrats e mantém atualizado o website da Rebrats. 

Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) 

São centros que reúnem, dentro de uma instituição pública ou privada sem fins lucrativos, recursos e profissionais com competência técnica para expandir, propiciar e executar a ATS. No sentido de integrar a Rebrats, os NATS devem desenvolver, as seguintes atividades: 

  • promover ações voltadas a capacitar tecnicamente instituições para inserir na Rebrats; 
  • estimular à formação de discentes com intuito de praticarem atividades de ensino e pesquisa voltadas à avaliação de tecnologias em saúde; 
  • desenvolver ações educacionais permanentes e capacitantes de profissionais e técnicos na área de saúde no sentido de elaborarem estudos de ATS; 
  • incentivar produção de pesquisas, estudos e revisões sistemáticas voltadas à utilização na tomada de resolução;  
  • atuar na verificação de instruções clínicas, em acordo com as necessidades do SUS; 
  • promover avaliação de tecnologias em saúde nos serviços de saúde; 
  • estimular a conexão entre educação e serviço na área de avaliação de tecnologias em saúde e saúde baseada em evidências [2]. 

 

Atualmente, a Rebrats inclui mais de 100 NATS, localizados em todas as regiões do Brasil, e também atua em projeto colaborativos com a Red de Evaluación de Tecnología en  Salud de las Américas (RedETSA, https://redetsa.bvsalud.org/) e a International Network of Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA).   

Para conhecer mais detalhes sobre as atividades da Rebrats, acesse https://rebrats.saude.gov.br/ 

 

 

Autores: Rebecca Carvalho de São Paulo Aguiar, Renata Berti de Araujo, Rodrigo Gomes Simão, Thabata Matos Campos, Thaina Aparecida Decio Passos, Vinícius dos Santos Machado da Cunha. Alunos de graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

 

Citar como: Aguiar RCSP, Berti RA, Simão RG, Passos TAD, Cunha VSM, Matos,T. Rebrats. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em [adicionar dia, mês e ano de acesso]. 

Referências 

  1. Rebrats. A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Quem Somos. Disponível em: https://rebrats.saude.gov.br/quem-somos. Acessado em 17 de agosto de 2023. 
  2. Rebrats. Membros. Disponível em: https://rebrats.saude.gov.br/membros. Acessado em 17 de agosto de 2023.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.