Retratação de artigos

Publicado por 13 de Abril de 2023 em

Uncategorised

Definição

A retratação de um artigo científico é um mecanismo de alerta de que a pesquisa apresentou alguma falha, intencional ou não-intencional. É a última estratégia disponível para corrigir erros na literatura, e para alertar o leitor sobre a falta de confiabilidade do conteúdo do artigo [1]. Seu principal objetivo é garantir a integridade da literatura científica, e não punir os autores [1].

Retratar um artigo significa removê-lo do local de sua publicação após ter sido oficialmente aceito e publicado. Quando uma submissão é cancelada pelo autores, ou um manuscrito é retirado pelos autores ou pela equipe editorial durante o processo editorial, tais ações não configuram retratação [2].

 

Como saber se um artigo foi retratado

A versão original do artigo retratado e a jutificativa da retratação devem estar acessíveis para a comunidade científica, preservados como parte do registro de publicação na própria revista. O artigo continua sendo identificados pelo DOI, além de receber uma marca d’água indicativa de sua condição em toda sua extensão [1].

Também é posível pesquisar por artigos retratados na base eletrônica Retraction Watch (https://retractionwatch.com/), que também disponibiliza orientações, pesquisas e notícias sobre retratação.

 

Principais razões de retratação de artigos

A base de artigos retratados Retraction Watch apresenta uma lista de razões para retratação, incluindo, por exemplo [3]:

  • probeelmas de autoria: qualquer questão, controvérsia ou disputa sobre uma legítima reivindicação de autoria;
  • conflito de interesses: conflitos de autores com afiliações a empresas, associações ou instituições que possam influenciar suas convicções sobre suas achados;
  • duplicidade de publicação: quando um artigo inteiro publicado, ou seções indefinidas do mesmo, escritas por um ou todos os autores do artigo original, são repetidas no artigo original sem citação apropriada auto-plágio).
  • revisão por pares inadequada: revisão por pares foi intencionalmente não realizada de acordo com as diretrizes ou padrões éticos da revista.

Um estudo investigou as razões de 162 retratações de estudos de autoria ou coautoria de pesquisadores brasileiros entre 2002 e 2019 a justificativa mais frequentement relatada foi plágio (12,2%) [4].

 

Retratação x expressão de preocupação x solicitação de correção

De acordo com as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE), os editores das revistas devem considerar a possibilidade de retratação, expressão de preocupação ou emissão de correção conforme as situações a seguir [1,5].

(1) Retratação:

· provas claras de que os resultados não são confiáveis, seja devido á má conduta (por exemplo, fabricação de dados) ou erro honesto (não intencional, por exemplo, erro em análises ou erro em um experimento);

· os resultados foram previamente publicados em outro lugar sem referência cruzada, permissão ou justificativa adequada (ou seja, casos de publicação redundante);

· confirmação de plágio;

· relato de pesquisa antiética.

(2) Expressão de preocupação:

· provas inconclusivas de má conduta na condução ou no relato do estudo por parte dos autores;

· evidências de que os resultados não são confiáveis, mas a instituição dos autores não investigará o caso;

· uma investigação sobre uma suposta má conduta relacionada com a publicação não foi, ou não seria, justa e imparcial ou conclusiva;

· uma investigação está em andamento, mas a decisão não estará disponível por um tempo considerável.

(3) Emissão de correção:

· uma pequena parte de uma publicação confiável apresentar um erro claro (especialmente por causa de um erro não intencional);

· a lista de autores / colaboradores está incorreta (ou seja, um autor merecedor foi omitido ou alguém que não cumpre os critérios de autoria foi incluído).

 

Como evitar a retratação do seu artigo

● Conhecer e seguir diretrizes de ética em pesquia e publicação.

● Indicar todos os potenciais conflitos de interesse finaceiro e não-financeiros de cada autor.

● Seguir medidas para evitar plágio: estar atento para fazer referências de forma clara e correta, inclusive para materiais publicados pelo próprio autor (para saber mais sobre plágio e autoplágio, acesse o texto do EME: https://eme.cochrane.org/plagio-academico-o-que-e-e-como-evitar/) [7].

● Indicar todas as afiliações dos autores.

● Selecionar uma revista relevante para a publicação: revistas confiáveis e relevantes no meio acadêmico, em geral, possuem editais rigorosos que filtram os artigos publicados, identificando possíveis causas que levariam à retratação do artigo. Evite revitas predatórias (para saber mais sobre periódicos predatórios, acesse o texto do EME: https://eme.cochrane.org/revistas-predatorias) [8].

 

Autores: Lígia Maria Paiva de Lima, Lincoln de Machado e Castro, Murilo Fregoneze Farias, Otávio Henrique Candido Clemente, Sebastião Pinheiro Castilho Júnior, Tiago Serpa Steck. Alunos de graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Supervisora: Rachel Riera. Professora adjunta, Disciplina de Medicina Baseada em Evidências, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Citar como: Lima LMP, Machado e Castro L, Farias MF, Clemente OHC, Castilho Júnior. SP, Steck TS, Riera R. Retratação de artigos. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em [adicionar dia, mês e ano de acesso].

 

Referências

1. Wager E, Barbour V, Yentis S, Kleinert S. Retractions: guidance from the Committee on Publication Ethics (COPE). Croat Med J. 2009;50(6):532-5. doi: 10.3325/cmj.2009.50.532. PMID: 20017220; PMCID: PMC2802086.

2. Charlesworth Author Services. All about article retraction in academic publishing. Disponível em: https://www.cwauthors.com/article/What-is-article-retraction-in-academic-publishing. Acessado em 16 de janeiro de 2023.

3. Retraction Watch Database. User Guide Appendix B: Reasons. Disponível em: https://retractionwatch.com/retraction-watch-database-user-guide/retraction-watch-database-user-guide-appendix-b-reasons/. Acessado em 16 de janeiro de 2023.

4. Santos-D’Amorim K, Coutinho AEGC, Miranda MCFO, Santa-Cruz P. Reasons and implications of retracted articles in Brazil. Transinformação. 2021;33: e210001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/23180889202133e210001. Acessado em 16 de janeiro de 2023.

5. International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Corrections, retractions, republications and version control. Disponível em: https://www.icmje.org/recommendations/browse/publishing-and-editorial-issues/corrections-and-version-control.html. Acessado em 16 de janeiro de 2023. 6. Simple measures to avoid an article retraction. Disponível em: https://www.cwauthors.com/article/how-to-avoid-article-retraction. Acessado em 16 de janeiro de 2023.

7. Castilho Junior S, Riera R. Plágio acadêmico: o que é e como evitar? Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/plagio-academico-o-que-e-e-como-evitar/. Acessado em 16 de janeiro de 2023.

8. Hsu FA, Riera R. Revistas predatórias. Estudante para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/revistas-predatorias/. Acessado em 16 de janeiro de 2023

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.