Revisões sistemáticas

Publicado por 19 de Setembro de 2022 em

Uncategorised

Revisões sistemáticas são estudos secundários que utilizam metodologia criteriosa para identificar, avaliar criticamente e sumarizar os resultados de estudos primários sobre questões em saúde e relacionadas a outras áreas, por exemplo, na formulação de políticas públicas e no contexto social. O processo metodológico rigoroso e transparente minimiza o risco de vieses e propicia informações de qualidade de maneira atualizada, acessível e sintetizada. Ainda, as revisões sistemáticas têm como vantagens: (i) evitar a produção redundante de estudos primários, (ii) fornecer respostas rápidas em cenários de saúde emergenciais, e (iii) possibilitar a combinação estatística dos resultados de estudos primários semelhantes (metanálise), produzindo assim uma única estimativa com maior precisão do que os resultados de um único estudo.

Recomenda-se que as etapas metodológicas de uma revisão sistemática sigam o manual elaborado e disponibilizado pela Cochrane [1]. A Cochrane é uma organização internacional sem fins lucrativos que tem como objetivo preparar, manter e disseminar revisões sistemáticas e outras sínteses de evidências atualizadas e com a máxima qualidade e transparência em seu desenvolvimento. O Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions [1] fornece informações detalhadas sobre cada etapa de uma revisão sobre intervenções em saúde, e é utilizado mundialmente. Além disso, para garantir que todas as etapas sejam relatadas na revisão, é importante utilizar o checklist PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis) [2]. No Quadro 1 apresentamos um resumo sobre o planejamento e processo de condução de uma revisão sistemática.

 

Quadro 1. Resumo das etapas de uma revisão sistemática.

Conclusão

Quando conduzidas adequadamente as revisões sistemáticas são consideradas o nível mais alto de evidência para auxiliar na tomada de decisão em saúde. Vale ressaltar que é fundamental que uma revisão sistemática seja conduzida por um grupo de pesquisadores com domínio clínico, metodológico, estatístico e em busca nas bases de dados. Apesar das etapas simplificadas apresentadas na tabela acima, realizar uma revisão sistemática é um processo complexo e trabalhoso, e que pode levar de 6 meses a 2 anos para ser concluído com êxito.

 

 

Autores: Amanda Bernardo Medyk Cruz, Amanda Scaff Mendes e Laura Gomes Libório. Alunas da graduação de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

Supervisora: Ana Luiza Cabrera Martimbianco, MSc, PhD. Professora da Disciplina de Saúde Coletiva na Graduação de Medicina e da Disciplina de Saúde Baseada em Evidências do Programa de Pós-graduação em Saúde e Meio Ambiente da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

Citar como: Medyk AB, Mendes AS, Libório LG, Martimbianco ALC. Revisões sistemáticas. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em [adicionar dia, mês e ano de acesso].

 

Referências:

1. Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.3 (updated February 2022). Cochrane, 2022. Disponível em www.training.cochrane.org/handbook. Acessado em 17/06/2022.

2. Page, M.J., McKenzie, J.E., Bossuyt, P.M. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Syst Rev 10, 89 (2021). Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13643-021-01626-4. Acessado em 07/07/2022.

3. Mourad Ouzzani, Hossam Hammady, Zbys Fedorowicz, and Ahmed Elmagarmid. Rayyan — a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews (2016) 5:210.

4. Guyatt G, Oxman AD, Akl EA, Kunz R, Vist G, Brozek J, Norris S, Falck-Ytter Y, Glasziou P, DeBeer H, Jaeschke R, Rind D, Meerpohl J, Dahm P, Schünemann HJ. GRADE guidelines: 1. Introduction-GRADE evidence profiles and summary of findings tables. J Clin Epidemiol. 2011 Apr;64(4):383-94.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.