Catálogo de Vieses
Publicado por 30 de Março de 2022 em Estudantes para Melhores Evidências
O que é viés
Viés é definido como um erro sistemático no processo de planejamento e condução de um estudo, capaz de influenciar e desviar os resultados da verdade.1 A tendenciosidade envolvida nos vieses pode levar a conclusões errôneas, prejudicando o uso da evidência para a tomada de decisão clínica.
Os estudos científicos estão sujeitos a um grande número de visees e a identificação dos diferentes tipos de vieses pode ser uma prática desafiadora para o profissional de saúde em busca de evidências de qualidade. Assim, reconhecer os diferentes tipos de vieses e saber como evitá-los ou minimizá-los é imprescindível para a prática clínica baseada em evidências.
Catálogo de vieses
O Centro de Medicina Baseada em Evidências de Oxford (CEBM), Universidade de Oxford desenvolveu e mantém atualizado em seu website um catálogo de vieses em pesquisa, “Catalogue of Bias (CoB)”.[2]
O objetivo deste catálogo é orientar pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes, gestores, entre outros, sobre a existência dos diferentes tipos de viés. Além dos vieses de seleção, de condução e de relato, o catálogo inclui vieses, mas específicos e menos conhecidos como viés de medida insensível viés de período imortal e viés de colisão. O material de cada viés é estruturado da seguinte forma:
- Introdução: contextualiza o conteúdo e define o viés;
- Exemplos: apresenta exemplo práticos de onde e como o viés pode ocorrer no estudo;
- Impacto: apresenta resultados de estudo meta-epidemiológicos que avaliaram (e muitas vezes quantificaram) o impacto do viés nos resultados de estudos.
- Passos para prevenção: apresenta estratégias que podem ser utilizadas para reconhecer o risco, evitar ou minimizar o viés.
O catálogo foi traduzido para a língua portuguesa pela Oxford-Brazil EBM Alliance e está disponível gratuitamente para consulta em https://oxfordbrazilebm.com/index.php/catalogo-de-vieses/.[3] O Quadro 1 apresenta alguns exemplos de vieses catalogados.
Quadro 1. Exemplos de vieses listado no Catálogo de Vieses, Centro de Medicina Baseada em Evidências de Oxford (CEBM).2
Viés | Definição breve |
Colisão | Quando há associação distorcida entre exposição e desfecho. |
Medida insensível | Quando o meio de detecção do desfecho de interesse não tem precisão, fazendo com que diferenças clinicamente importantes não sejam detectadas. É um subtipo de viés de informação. |
Período imortal | Quando os pacientes são incluídos no estudo e demoram par receberem intervenção, passando assim por um momento em que o desfecho não pode ocorrer, e sendo “imortais” neste período. |
Grupo controle não concorrente | Quando ocorre diferença na seleção de casos e controles, que é feita em períodos diferentes, possibilitando que mudanças nas classificações de doenças ou diagnósticos possam influenciar os resultados |
Memória | Quando, em estudos observacionais, como casos-controle e coortes históricas, os participantes podem esquecer/omitir informações de desfechos autorrelatados, influenciando a acurácia e quantidade de dados do estudo. |
Distorção [4] | Quando os pesquisadores distorcem a interpretação do resultados, confundindo os leitores para um resultado mais favorável. Leia mais no nosso post: https://eme.cochrane.org/vies-de-distorcao-spin-bias/ |
Desfecho intermediário [5] | Quando um fator de risco não estabelecido como causa de um desfecho é utilizado para substituir o próprio desfecho. Leia mais no nosso post: https://eme.cochrane.org/desfechos-finais-e-desfechos-intermediarios/. |
Considerações finais
Conhecer e compreender os possíveis vieses de um estudo leva o pesquisador a evitá-los, e o leitor a identificar possíveis resultados tendenciosos que permitirão a análise crítica da evidência em questão e sua aplicabilidade na prática clínica.
Autora: Kamilla Mayr Martins Sá, aluna de medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).
Citar como: Sá KMM. Catálogo de vieses. Estudantes par Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em: [adicionar dia, mês e ano de acesso].
Referências
- Pacheco RL, Latorraca COC, Martimbianco ALC, Fontes LES, Vieira R, Miranda E, Nunan D, Riera R. Translation of Oxford’s CEBM catalogue of bias into Portuguese: contributing to the dissemination of conscientious thinking on health research. BMJ Evid Based Med. 2020;25(4):122-124. doi: 10.1136/bmjebm-2019-111329. Epub 2020 Mar 26. PMID: 32217614.
- Centre for Evidence-Based Medicine. Catalog of Bias. [Internet]. Oxford: CEBM: University of Oxford 2019. Disponível em: https://catalogofbias.org/biases/. Acessado em 26 emarço de 2022.
- Oxford-Brazil Evidence-Based Medicine Alliance. Catálogo de Viéses. [Internet]. Oxford-Brazil EBM Alliance: [visitado em 25 de fevereiro de 2021]. Avaiable: https://oxfordbrazilebm.com/index.php/catalogo-de-vieses/.
- Pereira GC. Viés de distorção (spin bias). Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/vies-de-distorcao-spin-bias/. Acessado em 26 emarço de 2022.
- Cruz LR. Desfechos finais e desfechos intermediários. Estudantes par Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/desfechos-finais-e-desfechos-intermediarios/ Acessado em 26 de março de 2022.