Checklist RIGHT para relato de diretrizes clínicas

Publicado por 28 de Setembro de 2023 em

Uncategorised

Contexto 

As diretrizes clínicas – ou guidelines – são recomendações direcionadas aos profissionais de saúde e a pacientes em situações clínicas específicas que visam orientar a tomada de decisões baseada nas melhores evidências disponíveis na literatura [1]. A elaboração sistemática dessas recomendações possibilita a otimização e qualificação do cuidado em saúde, uma vez que diretrizes desenvolvidas com rigor metodológico, que promovem intervenções comprovadamente eficazes e desencorajam a utilização daquelas sem embasamento científico, têm o potencial de melhorar desfechos clínicos [2, 3].  

Entretanto, as diretrizes clínicas nem sempre são elaboradas e descritas com o devido rigor e sistematização. Em diversos casos, a qualidade das recomendações é limitada por escassez de evidências acerca do tema abordado ou baixa qualidade dos estudos já existentes [3].  

A ferramentas AGREE-II (https://eme.cochrane.org/agree-ii-avaliacao-da-qualidade-de-diretrizes-clinicas/ [1,4] foi desenvolvida para avaliar a qualidade das diretrizes clínicas e considera, entre um de seus itens, a qualidade do relato das diretrizes. No entanto, uma única ferramenta com estes dois papeis poderia, em muitos casos, gerar uma falta de precisão nas avaliações [2].  

Assim, ferramenta Reporting Items for practice Guidelines in HealthCare (RIGHT) foi elaborada por um grupo multidisciplinar de pesquisadores de 12 países com o objetivo de avaliar especificamente a qualidade do relato das diretrizes clínicas [1]. 

 

 Características do RIGHT 

O checklist RIGHT segue estrutura do CONSORT para ensaio clínicos (https://eme.cochrane.org/agree-ii-avaliacao-da-qualidade-de-diretrizes-clinicas/)  e do PRISMA para revisões sistemáticas  (https://eme.cochrane.org/prisma-2020-checklist-para-relatar-uma-revisao-sistematica/) [6].  

A ferramenta contém 22 itens considerados essenciais para um relato adequado de diretrizes clínicas e que são agrupados em sete domínios: 

  1. Informações básicas (itens de 1 a 4): título, sumário executivo, abreviações e acrônimos, contato do desenvolvedor.
  2. Contexto da diretriz (itens de 5 a 9): descrição da situação abordada, objetivos da diretriz, população-alvo, usuário final da informação e cenário de uso, grupo de desenvolvimento da diretriz 
  3. Evidências (itens de 10 a 12): pergunta de interesse (PICO), revisões sistemáticas desenvolvidas ou utilizadas na diretriz, avaliação da certeza da evidência.
  4. Recomendações (itens de 13 a 15): recomendações finais, racional e justificativa para as recomendações, evidências para o processo de decisão.
  5. Revisão e controle de qualidade (itens de 16 e 17): revisão externa, segurança da qualidade.
  6. Financiamento e declaração de conflito de Interesses” (itens 18 e 19): fonte de financiamento, papel da fonte financiadora, declaração de conflitos de interesse
  7. Outras informações (itens 19 a 22): acesso, sugestões para pesquisas futuras, limitações da diretriz.  

 

Quadro 1. Checklist RIGHT (tradução livre para o Português brasileiro) 

https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:aa8f3a63-5154-4529-bdb7-9b7663a3f87e  

 

Como utilizar o RIGHT 

O checklist, que pode ser acessado (em inglês) em: http://www.right-statement.org/right-statement/checklist pode ser utilizado pelo desenvolvedor da diretriz como guia de relato ou por pesquisadores que pretende avaliar a qualidade de relato de uma diretriz clínica.  

Ele não é um escore e, portanto, não fornece uma pontuação e não permite ranqueamento das diretrizes de acordo com a qualidade de relato.  

 

Conclusão 

O checklist RIGHT é uma ferramenta para tornar a documentação de diretrizes clínicas mais acessível e melhor. Nem todos as diretrizes são conduzidas e relatadas de forma ideal, o que não garante a adequada interpretação e ação do profissional de saúde. 

Utilizar ferramentas como o RIGHT ao relatar uma diretriz clínica, portanto, tem impacto direto na prática clínica e numa tomada de decisão com as melhores evidências pelos profissionais e pacientes. 

  

 

Autores: Alexandre Petinati Pereira, Carolina Suzuki Garcia, César Costa Saleme de Lira, Geovani Martins Pereira, Isadora Pacheco Reis, Jorge Marcelo Napoleon Medina Cabellos. Estudantes de graduação do curso de Medicina, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Supervisora: Rachel Riera. Professora adjunta, Disciplina de Medicina Baseada em Evidências, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Citar como: Pereira AP, Garcia CS, Lira CCS, Pereira GM, Reis IP, Cabellos, JMNM, Riera R. Checklist RIGHT para relato de diretrizes clínicas. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em [adicionar dia, mês e ano de acesso].  

  

Referências 

  1. AGREE Next Steps Consortium (2009). The AGREE II Instrument [versão eletrônica]. Disponível em: http://www.agreetrust.org. Acessado em 25 de setembro de 2023. 
  2. Chen Y, Yang K, Marušic A, Qaseem A, Meerpohl JJ, Flottorp S, et al. A Reporting Tool for Practice Guidelines in Health Care: The RIGHT Statement. Annals of Internal Medicine. 2016;166(2):128. 
  3. Woolf SH, Grol R, Hutchinson A, Eccles M, Grimshaw J. Clinical guidelines: Potential benefits, limitations, and harms of clinical guidelines. BMJ [Internet]. 1999 Feb 20;318(7182):527–30. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1114973/.Acessado em 25 de setembro de 2023.
  4. Veronese-Araújo A, Lopes C, Loyelo C, Fiochi D, Ciutti GLR, Campos G, De Lima JVS, Riera R. AGREE II: avaliação da qualidade de diretrizes clínicas . Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/agree-ii-avaliacao-da-qualidade-de-diretrizes-clinicas/]. Acessado em 25 de setembro de 2023.
  5. Deak AD, Alves CE, Costa CDF, Queiroz CN, Nader EM, Yoshinaga F, Latorrac COC, Riera R. CONSORT – checklist para relatar ensaios clínicos.  Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/agree-ii-avaliacao-da-qualidade-de-diretrizes-clinicas/.  Acessado em 25 de setembro de 2023.
  6. Dourado AS, Melo DO. PRISMA 2020 – checklist para relatar uma revisão sistemática. Estudantes para Melhores Evidências (EME) Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/prisma-2020-checklist-para-relatar-uma-revisao-sistematica/. Acessado em 25 de setembro de 2023.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.