Critérios de autoria

Publicado por 27 de Abril de 2023 em

Uncategorised

Definição 

O “International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE)” é um pequeno grupo de editores de revistas médicas e representantes de instituições correlatas que trabalham para melhorar a qualidade científica e a qualidade de relato de publicações biomédicas. Este grupo se reune anualmente para atualizar um documento com normas de publicação entitulado “ Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals”.  Uma parte deste documento traz orientações para critérios de autoria em publicações científicas. Quatro critérios foram elencados para que um pesquisador ou participante de um trabalho científico seja adequadamente citado como autor:   

(a) envolvimento significativo na concepção/ desenho do estudo, coleta/interpretação/análise de dados;  

(b) envolvimento na redação ou revisão final do manuscrito;  

(c) aprovação da versão final do manuscrito para publicação; e  

(d) responsabilidade pela precisão e integridade de todos os aspectos da pesquisa.  

Além dos critérios, o ICMJE preconiza que os autores “devam ser capazes de identificar quais coautores são responsáveis por outras partes especificas do trabalho e ter confiança na integridade das contribuições de seus coautores”(1). 

 Infelizmente existem muitos problemas relacionados à adoção de critérios de autoria no sistema de publicações científicas. Muitos tipos de autoria inadequada são frequentemente encontrados, como por exemplo a autoria fantasma, presenteada, coercitiva, por convite, etc. Falaremos um pouco sobre cada uma delas abaixo. 

Autoria fantasma (ghost authorship) segundo o American Journal Experts (AJE), é “a situação em que um indivíduo oferece uma contribuição significativa para a produção de um manuscrito sem ser citado como autor”. É essencialmente o contrário da autoria honorária (honorary authorship), situação em que um indivíduo citado como autor não preenche os critérios acadêmicos mínimos de autoria (2). A autoria honorária possui subtipos a saber: 

  • autoria por convite (guest authorship), quando um indivíduo famoso no meio acadêmico é citado como autor para dar maior credibilidade ao trabalho ou para esconder interesses econômicos por trás do estudo; 
  •  autoria como presente (gift authorship), quando um indivíduo é citado como autor por gratidão ou por respeito mesmo sem ele ter contribuído para o trabalho;  
  • autoria coercitiva, quando um autor é incluído por imposição dele mesmo – geralmente chefes de departamento, professores seniores, que obrigam autores mais novos a incluírem seus nomes (ou de outros) em todos os trabalhos do grupo, mesmo que eles não tenham participado;  
  • por fim a situação em que um indivíduo é citado como autor sem seu conhecimento e consentimento.  

Todas estas situações constituem autoria inapropriada, práticas antiéticas e que agregam preocupações quanto à integridade do processo de produção científica.  

 

O impacto negativo da autoria inadequada  

A autoria inadequada afeta negativamente o meio acadêmico-científico, uma vez que a transparência e credibilidade são comprometidas por estas práticas. Estudos mostram que esse problema ainda é comum (2,3). Questões de responsabilidade ética e jurídica pelo trabalho, que se perde quando não se sabe realmente quem é o autor, podem surgir como desfechos indesejados. Outro problema que surge é o plágio acadêmico, uma vez que um escritor escreve o trabalho e outro fica com o mérito. Instituições estão fazendo disto uma forma de negócio, onde há empresas especializadas em escrever manuscritos científicos a troco de dinheiro e creditá-los a autores que sequer participaram do estudo. 

 

Conclusão 

A integridade e credibilidade de publicações científicas são fundamentais para a confiança da sociedade nos resultados de pesquisas científicas. Ainda comuns, as formas citadas neste blog de autoria inadequada são consideradas um relevante problema no ecossistema científico. Portanto, medidas como obedecer aos critérios do ICMJE para o crédito de autoria, e as exigências de revistas e jornais médicos com relação ao papel dos autores no estudo, e com relação ao seu consentimento acerca do conteúdo do manuscrito a ser publicado são importantes para manter um ambiente de transparência e integridade no meio científico.  

 

Nome dos autores: Gustavo Rosa (médico residente do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, Petropolis, RJ) 

Supervisão: Luis Eduardo Fontes, professor titular de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Diretor Cochrane Brazil Rio de Janeiro.  

Como referenciar nosso texto: Rosa G, Fontes LE. Tipos de autoria inapropriada em artigos científicos. Estudantes para as melhores evidências (EME) Cochrane. Disponível em: [colocar o link]. Acesso em: [colocar dia, mês e ano].  

 

Referências: 

  1. Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. International Committee of Medical Journal Editors. JAMA. 19 de março de 1997;277(11):927–34.
  2. Wislar JS, Flanagin A, Fontanarosa PB, DeAngelis CD. Honorary and ghost authorship in high impact biomedical journals: a cross sectional survey. BMJ. 25 de outubro de 2011;343:d6128.
  3. Mowatt G, Shirran L, Grimshaw JM, Rennie D, Flanagin A, Yank V, et al. Prevalence of honorary and ghost authorship in Cochrane reviews. JAMA. 5 de junho de 2002;287(21):2769–71.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.