Epistemonikos: o maior repositório mundial de revisões sistemáticas em saúde.

Publicado por 5 de Abril de 2023 em

Uncategorised

Epistemonikos é uma base de dados abrangente de evidências em saúde desenvolvido e mantido pela Epistemonikos Foundation, uma organização sem fins lucrativos com sede no Chile. A base de dados Epistemonikos foi lançada em 20121 e tornou-se o maior repositório multilíngue de evidências em saúde do mundo, com mais de 450.000 revisões sistemáticas relevantes para a tomada de decisões em saúde. 

A Epistemonikos Foundation trabalha para aumentar a conscientização sobre a necessidade da melhor evidência para informar a política de saúde, a prática e tomada de decisão. Para isso, a Epistemonikos Foundation desenvolveu ferramentas que aceleram o processo de síntese de evidências e tomada de decisão, para que pesquisadores, especialistas e cidadãos possam melhorar sua saúde e qualidade de vida com base nas melhores evidências disponíveis. A primeira dessas ferramentas foi a base de dados Epistemonikos. 

Mas o que é “a melhor evidência disponível”? 

 

A pirâmide de evidências: nem todas as evidências são iguais 

Um dos primeiros princípios da medicina baseada em evidências é que nem todas as evidências são iguais. Em outras palavras, existe uma hierarquia de evidências, de acordo com o domínio (prevenção, intervenção, prognóstico ou diagnóstico) da pergunta de pesquisa ou da pergunta clínica. Essa hierarquia é representada por uma pirâmide de desenhos de estudo na qual quanto mais ao topo, mais adequado é o desenho para responder a pergunta. No caso de perguntas cujo domínio é uma intervenção terapêutica,  os desenhos de estudo mais suscetíveis a vieses  ficam na parte inferior (ciência básica e série de casos), com estudos de caso-controle e coorte no meio, mais acima ensaios clínicos randomizados e, no topo, revisões sistemáticas com ou sem metanálise (Figura 1). 

Figura 1. A nova pirâmide de evidências. Adaptado de Murad MH, Asi N, Alsawas M, et al 2016 [2]. 

 

A pirâmide de evidências foi revisada desde seu desenho tradicional2. A primeira modificação na pirâmide foi a mudança das linhas retas que separam os desenhos dos estudos para linhas onduladas, e a segunda modificação foi a remoção de revisões sistemáticas do topo da pirâmide e usá-las como uma lente através da qual outros tipos de estudos devem ser visto. A última modificação baseia-se na ideia de que revisões sistemáticas  são ferramentas pelas quais as partes interessadas consomem e aplicam as evidências. 

 

Uma base de dados abrangente de revisões sistemáticas de saúde 

Seguindo a lógica da hierarquia de evidências, o objetivo principal da Epistemonikos é identificar todas as revisões sistemáticas relevantes para a tomada de decisões em saúde, embora também contenha síntese ampla, estudos primários e resumos estruturados. As revisões sistemáticas são recuperadas automaticamente de vários bancos de dados eletrônicos e outras fontes que são regularmente examinadas sem qualquer restrição3,4, incluindo a Cochrane Database of Systematic Reviews, Pubmed, EMBASE, CINAHL, PsycINFO, LILACS, The Campbell Collaboration online library, JBI Database of Systematic Reviews e Implementation Reports e EPPI-Centre Evidence Library. 

Até 7 de Novembro de 2022, as estratégias de busca na Epistemonikos recuperaram 1.749.833 referências que foram posteriormente classificadas por rastreadores humanos e um algoritmo de aprendizado de máquina, levando a um total de 452.913 revisões sistemáticas. 

 

Acessando a base de dados Epistemonikos 

Para acessar a base de dados Epistemonikos é necessário criar uma conta. A conta Epistemonikos permite que os usuários façam login em qualquer uma das plataformas e ferramentas desenvolvidas pela Epistemonikos Foundation, como o base de dados Epistemonikos e na plataforma L·OVE (Living OVerview of Evidence). 

 

 

Nome dos autores: Mayara Rodrigues Batista (Knowledge Translation Project Coordinator at Cochrane Brazil); Lorena Díaz Hemard (Knowledge Broker at Epistemonikos Foundation); Giovanna Melanie Zavadzki Albuquerque (UNIFESP; Doctor at Hospital Sótero del Río). 

Supervisão: Luis Eduardo Fontes, professor titular de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Diretor Cochrane Brazil Rio de Janeiro. 

Como referenciar nosso texto: Batista MR, Hermard LD, Albuquerque GMZ, Fontes LE. Epistemonikos: o maior repositório mundial de revisões sistemáticas de saúde. Estudantes para as melhores evidências (EME) Cochrane. Disponível em: [colocar o link]. Acesso em: [colocar dia, mês e ano]. 

 

 

Referências: 

  1.  Rada G, Pérez D, Capurro D. Epistemonikos: a free, relational, collaborative, multilingual database of health evidence. Stud Health Technol Inform. 2013;192:486-90. 
  2. Murad MH, Asi N, Alsawas M, et al. New evidence pyramid. BMJ Evidence-Based Medicine 2016; 21:125-127. 
  3. Epistemonikos database methods. Epistemonikos Database. Disponível em: https://www.epistemonikos.org/en/about_us/methods . Acessado em: 01/02/2023. 
  4. Rada G, Pérez D, Araya-Quintanilla F, et al. Epistemonikos: a comprehensive database of systematic reviews for health decision-making. BMC Med Res Methodol 2020; 20, 286. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12874-020-01157-x.Acessado em: 01/02/2023. 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.