Tipos de acesso aberto (open access) ao conteúdo de periódicos científicos

Publicado por 27 de Março de 2024 em

Uncategorised

Contexto 

O acesso aos dados e informações produzidos no mundo todo é um dos pilares que apoiam a evolução do conhecimento científico de modo contínuo, transparente e equânime, minimizando vieses de publicação/relato, direcionando estudos futuros e reduzindo pesquisas redundantes. 

Atualmente, o acesso a periódicos científicos na área da saúde não está totalmente disponível de forma ampla e gratuita a todos, criando uma barreira aos pesquisadores, instituições e países menos favorecidas, que não conseguem arcar com os custos para acessar este conteúdo [1].  

 

Open Science 

O movimento Open Science (ciência aberta) inclui práticas, iniciativas e procedimentos que tem como objetivo aumentar a transparência, a disseminação e o acesso à produção científica, tornando o conhecimento científico disponível, acessível e reutilizável, beneficiando a colaboração científica. As publicações que seguem este movimento devem estar disponíveis globalmente de forma gratuita, com possibilidade de serem usadas em novos trabalhos e de serem reproduzidas [2].  

 

Open access 

Open access (acesso aberto) é um componente essencial da Open Science que foca em ajudar a resolver o problema da acessibilidade [3]. O Quadro 1 apresenta um resumo sobre conceitos relacionados ao acesso aberto. 

 

Quadro 1. Resumo de conceitos relacionados ao acesso aberto. 

 

 Entre as vantagens do acesso aberto estão [1]: 

  • Direito de acesso à pesquisa. 
  • Reprodutibilidade. 
  • Inovação. 
  • Redução do desperdício e redundância. 
  • Impacto em políticas de saúde. 

 

O movimento Open Science não aborda questões metodológicas e éticas. O aumento da disseminação de informações pode, paradoxalmente, aumentar a divulgação de estudos falaciosos. A disponibilização de um estudo em open access não garante sua qualidade científica [1].  

 

Como ter uma publicação em acesso aberto 

Para publicar seu estudo em acesso aberto, os autores podem escolher entre dois modelos:  

  • Dentro do sistema convencional de publicação: em periódicos científicos que possuem um processo editorial e de revisão formal, e que não cobram taxas de publicação dos autores e nem cobram os leitores para acessar o texto integral da publicação. Para saber mais sobre o processo editorial de um periódico científico, acesse: https://eme.cochrane.org/revisao-por-pares [6]. Para saber mais sobre revisão por pares, acesse: https://eme.cochrane.org/revisao-por-pares.[7] 
  • Fora do sistema convencional de publicação: os autores podem registar o estudo em uma plataforma aberta e compartilhar o projeto/protocolo e os resultados. Para saber mais sobre bases preprints, acesse: https://eme.cochrane.org/o-fenomeno-dos-preprints/ [8].  

A escolha do autor por um dos dois modelos pode ser direcionada por uma escolha pessoal, por exigência dos financiadores da pesquisa, por requisitos da instituição na qual o estudo foi conduzido, entre outros. 

 

Tipos de acesso aberto em periódicos científicos 

Dentro do sistema convencional de publicação, alguns tipos de aceso aberto estão disponíveis e têm sido adotados pelos periódicos da área da saúde (Quadro 2). 

 

Quadro 2. Tipos de acesso aberto em periódicos científicos 

 

Autores: 

Ana Carolina Motta, Alexandre Bortot, Andrezza Maria Saretti, Guilherme Vilas Boas Alves, Livia Jane Galvão Oliveira Farias, Luís Otavio Horiguchi. Alunos de graduação da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).; 

 

Supervisora: Rachel Riera. Professora associada, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).; 

 

Citar como: Motta AC, Bortot A, Saretti AM, Alves GVB, Farias LJGO, Horiguchi LO, Riera R. Tipos de acesso aberto (open access) ao conteúdo de periódicos científicos. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: [adicionar link da página da web]. Acessado em: [adicionar dia, mês e ano de acesso].  

 

 

Referências 

1. Logullo P, de Beyer JA, Kirtley S, et al. Open access journal publication in health and medical research and open science: benefits, challenges and limitations. BMJ Evidence-Based Medicine. Published Online First: 28 September 2023. doi: 10.1136/bmjebm-2022-112126.

  1. Unesco. Recommendation on open science. Disponível em: https://www.unesco.org/en/legal-affairs/recommendation-open-science. Acessado em 15 de janeiro de 2024.
  2. Unesco. Draft recommendation on open science – UNESCO Digital library. 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378841.  Acessado em 15 de janeiro de 2024.
  3. Boulton G. Science as a global public good. International science council position paper. 2021. Disponível em: https://council.science/wp-content/uploads/2020/06/ScienceAsAPublicGood-FINAL.pdf. Acessado em 15 de janeiro de 2024.
  4. Skre AB, Eide A. The human right to benefit from advances in science and promotion of openly accessible publications. Nord J Hum Rights 2013;31:427–53. doi:10.18261/ISSN1891-814X-2013-03-09. 
  5. Martinez A, Valsecchi V. Como é o processo editorial de uma revista científica? Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/como-e-o-processo-editorial-de-uma-revista-cientifica/.. Acessado em 15 de janeiro de 2024.
  6. Peixoto MTC, Ferreira S. Revisão por pares. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. https://eme.cochrane.org/revisao-por-pares. Acessado em 15 de janeiro de 2024.
  7. Caruso MC, Benicio J.  O fenômeno dos preprints. Estudantes para Melhores Evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/o-fenomeno-dos-preprints.  Acessado em 15 de janeiro de 2024.

 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.