Viés de atrito

Publicado por 11 de Maio de 2023 em

Tutoriais e Fundamentos

Contexto 

Perdas de participantes ou de dados ao longo de um estudo podem impactar o resultado obtido. As perdas de seguimento de participantes, por exemplo, podem (i) desbalancear os grupos comparados quanto às similaridades de suas características na linha de base e (ii) reduzir o poder amostral considerando o cálculo previamente estimado para identificar uma potencial diferença de efeitos entre os grupos comprados. 

Viés de atrito  

O viés de atrito é o viés que ocorre em estudos quando há perda de seguimento de participantes do estudo e, consequentemente, perda de dados que compõem os desfechos analisados [1]. Este viés compromete os resultados uma vez que não se pode ter certeza sobre a continuidade ou não do uso da intervenção pelos participantes que descontinuaram o seu seguimento.  

O desbalanço numérico na divisão da população pode, acima de tudo, comprometer os resultados por tender a um determinado resultado em detrimento de outro não pelo real efeito do que é analisado, mas sim pela saída dos participantes [1]. 

Exemplo de viés de atrito 

Um ensaio clínico randomizado que avalia a melhora de pacientes diagnosticados com depressão de moderada a grave quando comparados a indivíduos sem diagnóstico de depressão, por meio da atividade física. Nessa situação, os participantes do grupo experimental podem apresentar maior dificuldade em realizar o exercício devido a seu quadro clínico e, por diversos motivos, podem desistir de participar do estudo ou abandonar. Com essa desistência, pode haver uma supervalorização de um resultado positivo na prática da atividade física e não condizente com a realidade, pelo grupo-controle ter maior aderência e seguimento ao tratamento.  

Como lidar com o viés de atrito nas análises dos resultados 

Existem algumas estratégias para analisar os dados de um estudo diante das perdas como por exemplo: 

Como prevenir o viés de atrito 

 Para evitar o viés de atrito em estudos clínicos, é necessário adotar técnicas que incentivem a permanência dos participantes, como boa comunicação entre equipe e participantes, canais de comunicação efetivos e garantia de relevância do estudo. Além disso, após a conclusão do estudo, é importante analisar cuidadosamente as razões para o atrito e adotar métodos de análise que reduzam o impacto do viés.  

 Conclusão  

O fato de frequentemente a perda desigual de participantes não ser aleatória é fundamental para que se entenda o racional do viés de atrito pois se uma grande quantidade de pessoas do grupo controle perder seguimento no estudo por acreditar que o tratamento não está funcionando, então será difícil comparar a amostra do grupo intervenção com o grupo controle.  

Considerando o impacto do viés de atrito na confiabilidade dos resultados, é fundamental que os pesquisadores desenvolvam estratégias para prevenir a perda de participantes. Entretanto, quando não for possível obter um sucesso completo nessa prevenção, deve-se buscar minimizar os prejuízos relativos ao viés de atrito por meio de escolhas apropriadas de análise e métodos de imputação de dados.  

 

Autores: Amanda da Cruz Santos Vieira, Andressa Gomes Vivas, Gabriel Giovane Souza Santos, Giovana Jacobsen Cobra, Henrique Tadeu Ramos, Isadora Oliveira das Chagas, João Rogério Cipriano Hisbek. 

Supervisora: Rachel Riera. Professora adjunta, Disciplina de Medicina Baseada em Evidências, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).   

Citar como: Vieira ACS, Vivas AG, Santos GGS, Cobra GJ, Ramos HT, Chagas IO, Hisbek JRC, Riera R. Viés de atrito. Estudantes para melhores evidências. Cochrane. Disponível em [adicionar link de acessso]. Acessado em [dia, mês e ano]. 

 

Referências  

  1. Catalogue of Bias Collaboration, Bankhead C, Aronson JK, Nunan D. Attrition bias. In: Catalogue Of Bias 2017. Disponível em https://catalogofbias.org/biases/attrition-bias/. Acessado em 9 de maio de 2023.
  2. Hyppolito IM. Análise por tratamento recebido (as treated) e análise por protocolo (per protocol). Estudantes para melhores evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/analise-por-tratamento-recebido-as-treated-e-analise-por-protocolo-per-protocol/. Acessado em 9 de maio de 2023.
  3. Hyppolito IM. Análise por intenção de tratar. Estudantes para melhores evidências. Cochrane. Disponível em: https://eme.cochrane.org/analise-por-intencao-de-tratar/. Acessado em 9 de maio de 2023. 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscribe to our newsletter

You will receive our monthly newsletter and free access to Trip Premium.